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GIRO
GRAPHPRINT JUL/10
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Executivo da diretoria administrativa
mundial da Heidelberg visita a Formag’s
Stephan Plenz, responsável pela área de equipamentos da empresa, esteve em contato com vários
clientes brasileiros e fez um “tour” pelo parque gráfico da Formag’s.
A Gráfica Formag’s, de São Bernardo do Campo (SP), está entre as
empresas que receberam a visita do executivo alemão, acompa-
nhado de Dieter Brandt, presidente da Heidelberg Brasil e América
do Sul, nas instalações do novo prédio de 5 mil metros quadrados,
inaugurado em outubro de 2009.
A Formag’s, que comemora 20 anos de existência, investiu na
renovação do parque gráfico com a aquisição de novos equipa-
mentos Heidelberg para atender às necessidades da empresa e
do mercado. Entre os equipamentos estão um CtP Suprasetter
105; uma impressora Speedmaster CD 102 e uma Speedmaster
XL 75, ambas com cinco cores e verniz em linha; uma alceadeira
grampeadeira Stitchmaster ST 90; uma dobradeira Stahlfolder TH
82; uma encadernadora de lombada quadrada Eurobind 600 e um
sistema de corte Polar 137XT.
Alexandre Topin Miranda dos Reis, Rodolfo do Reis e Aguinaldo
dos Reis, sócios da gráfica, acompanharam os visitantes, que
puderam conferir de perto os resultados do sucesso da parceria
Heidelberg e Formag’s. “A nossa intenção era montar uma gráfi-
ca padrão Heidelberg. Queremos oferecer aos clientes soluções
gráficas de alta qualidade, apoiados em tecnologia de ponta”,
explicou Alexandre.
Integração com gráficos brasileiros
Stephan Plenz, que atua na Heidelberg há 24 anos, se reuniu com
30 convidados de 20 gráficas de diversas partes do País para um
“tech brunch” na matriz da Heidelberg do Brasil, em São Paulo.
Plenz falou sobre a nova estrutura da empresa na Alemanha, a
atual situação econômica mundial, as tendências do mercado e a
importância do Brasil para o grupo Heidelberg.
Durante o encontro, gráficos dos mais diferentes segmentos do
mercado puderam debater livremente com o executivo da Heidel-
berg, o que levantou discussões de temas estratégicos importan-
tes, como a questão ecológica, produtividade e os novos rumos da
indústria gráfica brasileira.
Setor de papel e celulose investe na
capacitação de jovens
A previsão é de que, nos próximos cinco anos, Suzano Papel e Celulose, Conpacel e International
Paper formem aproximadamente 500 jovens entre 16 e 18 anos, por meio do projeto social
Formare.
O cenário favorável do setor de papel e
celulose, marcado por forte demanda,
segue aquecido, impulsionado, principal-
mente, pelo mercado chinês, que em 2009
comprou 2,8 milhões de toneladas de ce-
lulose. Por isso, a Suzano Papel e Celu-
lose, nas suas unidades em Mucuri (BA),
Suzano (SP) e Embu (SP), a Conpacel, em
Americana (SP), e a International Paper,
em Mogi Guaçu (SP), estão investindo na
capacitação de mão-de-obra por meio
do Formare, projeto social de educação
profissional para jovens de baixa renda,
idealizado e coordenado pela Fundação
Iochpe.
As perspectivas do setor permanecem
otimistas, conforme aponta levantamen-
to recente da Bracelpa (Associação Bra-