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GRAPHPRINT JUL/10
Impressão Digital
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A Unigraph já é parceira da Agfa Graphics há muito tempo. Foi a
primeira empresa de serviços a oferecer gravação de chapas digi-
tais com o primeiro CTP VLF do Brasil, um Agfa :Excalibur com um
workflow completo, o Agfa :Apogee-x, ao lado da Insight, também
pioneira na utilização de tecnologia digital.
Velocidade
“Precisamos de mais capacidade e qualidade. Temos um grande
número de trabalho com baixas tiragens”, diz Michele Cavalcan-
ti sócio e proprietário da Insight. “A tendência mundial é por um
maior número de trabalhos com baixa tiragem e isso é um grande
problema para o sistema offset. Unimo-nos para preencher essa
lacuna. O mercado estava carente de um fornecedor com capa-
cidade extra de produção, rapidez e que oferecesse produtos de
qualidade. Essa é a nossa estratégia para lucrar e crescer nos
próximos anos”, explica Michele.
De acordo com Sylvio Serra, sócio e proprietário da Unigraph, o
equipamento Agfa :Dotrix vai ao encontro das necessidades da
empresa. “Possibilita trabalhar com formatos diferenciados, tem
alta produtividade e permite o uso de substratos diversos”, ava-
lia.
Mercado
O varejo está ficando cada vez mais competitivo e o mercado bra-
sileiro de embalagens tem mudado drasticamente, mas não deve
parar de crescer. As embalagens, aliadas às estratégias de gestão
de marca, trazem um retorno financeiro direto. As marcas enfren-
tam verdadeiras batalhas nas prateleiras, exigindo a produção fre-
quente de novos designs e testes. Em função disso, trabalhos com
tiragens menores e em número maior são uma tendência mundial
e trazem problemas de rentabilidade para a tecnologia tradicional
de impressão. Por outro lado, criam novas oportunidades para as
empresas que investem em impressoras digitais de grandes for-
matos e alta produtividade.
Ficar no topo do mercado exige adaptar-se às evoluções e ne-
cessidades dos clientes e os empresários logo perceberam que
as novas tendências em embalagens e displays de ponto de ven-
da exigiriam investimentos e uma impressora digital. A empresa
levou em conta três objetivos principais na hora de escolher o
equipamento que melhor atenderia suas necessidades: queria ser
a primeira gráfica com jato de tinta digital UV em seu mercado;
queria velocidade de produção (produzir muitos trabalhos de bai-
xa e média tiragem de modo rentável); e queria melhorar sua fle-
xibilidade entregando os trabalhos dentro de prazos mais curtos e
oferecendo impressão de qualidade UV.
A Unigraph e a Insight trabalham com gráficas e convertedores
do mercado gráfico e, como não atendem diretamente o cliente
final, não dispõem de equipamento de acabamento. Trabalham
apenas com a :Dotrix e um cortador de papel em folhas na saída
para facilitar os processos de seus clientes gráficos que utilizam
folhas planas.
Equipamento
O desafio para os empresários foi escolher um tipo de impressora
digital que auxiliasse a empresa a cumprir suas metas. “Analisa-
mos todas as diferentes tecnologias de impressoras digitais dispo-
níveis, mas a Agfa: Dotrix foi a única que combinou alta velocidade
com UV e dados variáveis”, conta Michele. De acordo com ele, a
tecnologia UV é importante pela variedade de materiais com os
quais funciona, possibilitando a capacidade de inovar. “As tintas
solventes desaparecerão em poucos anos por razões ambientais
e problemas de desempenho, por isso optamos pela UV.”
A Agfa Graphis organizou uma visita dos executivos da Insight
e da Unigraph às instalações da Gardner, uma avançada e bem-
sucedida empresa de comunicação visual britânica que já utiliza
a :Dotrix. A visita foi uma oportunidade para que Michele visse o
equipamento em funcionamento. “Eu vi a :Dotrix funcionando o
dia inteiro sem parar e lá me informaram que aquela era a máqui-
na mais importante da gráfica. Naquele momento eu fiquei satis-
feito”, relata.
Chave para o sucesso
Após a visita à Gardner, o executivo da Insight foi para a Bélgica,
onde conheceu a equipe da :Dotrix. Com o tipo certo de impres-
sora digital selecionada e as garantias oferecidas pela matriz da
Agfa, Michele se sentiu seguro para tomar sua decisão. “Percebi
que a Agfa Graphics é uma empresa de tecnologia que investe em
produtos novos. Também fiquei impressionado com o M-Press e
sua tecnologia jato de tinta. Mas o que mais gostamos foi a flexi-
bilidade da :Dotrix, que permite trabalhar com uma grande varie-
dade de substratos. A :Dotrix será a escolha perfeita para toda a
impressão em vinil e plásticos”, sentencia Michele.
A :Dotrix Modular possui uma largura de bobina total de 65 centí-
metros e pode produzir 1200m²/hora, operando até 24 horas por
dia. Ela é alimentada por uma bobina como uma impressora rota-
tiva normal e pode imprimir em praticamente qualquer substrato.
Como a :Dotrix é construída sobre o chassi de uma impressora fle-
xográfica, ela pode se integrar facilmente com todas as laminado-
ras, secadores, cortadores e convertedores padrões do mercado
que são utilizados na produção de embalagens flexo tradicionais.
“A Agfa Graphics está investindo muito neste mercado e temos
certeza de que a qualidade da família de impressoras UV :Dotrix
e o nosso comprometimento no atendimento aos clientes serão
fundamentais para garantir o destaque da empresa no mercado
digital brasileiro e mundial”, enfatiza Cláudio Gaeta, gerente da
divisão no Brasil.