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GRAPHPRINT NOV/10
Artigo
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Senhores gráficos. Este assunto é bastante sério. Nossos vende-
dores, infelizmente, em sua grande maioria, nada sabem a respeito
do que vendem e em muitos segmentos de nosso mercado gráfico
nem conhecem as diversas técnicas de confecção e necessidades
da aplicação de matérias-primas ou acabamentos especiais.
Temos, porém o “outro lado da medalha”. A gráfica procura um
profissional, seja para a pré-impressão, impressão digital ou de
outra tecnologia (offset, flexo, etc.) além, é claro, para as moder-
nas máquinas de acabamento. Procura orçamentistas com prática
em embalagens, editorial, promocional, etc. encontrando, simples-
mente, “digitadores de programas de orçamento”, desconhecendo
totalmente a tecnologia de cada segmento. Faltam, inclusive, lide-
ranças de gestão na área gráfica, com conhecimentos técnicos, de
qualidade, de gestão ambiental, etc.
As eleições, certamente não irão mudar este quadro. Por um lado,
temos o SENAI, que se esforça em prover os diversos profissionais
das áreas de conhecimento. Temos a ABTG, que pode ensinar tec-
nologia moderna aos alunos em seus diversos cursos. Acontece
que o gráfico não está enviando os seus profissionais para um
aprimoramento com a desculpa de que fazem falta na empresa
ou de que o treinamento é muito dispendioso. A Abigraf Nacional
e suas Regionais também promovem diversos cursos em parceria
com órgãos governamentais, que reduzem os custos destes cur-
sos. Mesmo assim, o gestor da gráfica ainda acha caro.
Como consultores na implantação de Boas Práticas e Gestão da
Qualidade, temos observado desperdício de material e tempo em
todas as indústrias que visitamos. O dono da gráfica desconhece
quanto dinheiro está perdendo, pois acredita que um sistema
de boas práticas, com normas e procedimentos, ou ainda a uti-
lização de sistemas de gestão, como os da Calcgraf, Metrics,
Ecalc, Zênite ou Bremen, além de vários outros, é “muito caro”
e não leva a nada. No dia em que o dono da gráfica descobrir
quanto dinheiro está perdendo, ou ainda, quanto dinheiro está
deixando de ganhar e quantos orçamentos são perdidos para a
concorrência, certamente ele porá a mão na massa e implantará
imediatamente as novas tecnologias e, principalmente, o treina-
mento de seu pessoal.
* Thomaz Caspary, é engenheiro gráfico e con-
sultor de empresas de mídia impressa.