Page 61 - 107

Basic HTML Version

61
acontece
no mercado
GRAPHPRINT JAN/FEV 11
4º Fórum Heidelberg reúne importantes executivos da
indústria gráfica brasileira e internacional
Com o objetivo de colocar os empre-
sários do ramo gráfico em contato
com temas atuais, importantes para
o mercado e para suas gráficas, o 4º
Fórum Heidelberg para Executivos,
realizado recentemente, teve como
principal tema o conceito “Lean”,
com demonstração de técnicas re-
ais para a melhoria dos processos,
redução de custos, desperdício e or-
ganização, com aplicações inteira-
mente voltadas à indústria gráfica.
Para Ana Silvia Rela Franco e Ra-
phael Luis Rela Franco, da Stilgraf
Artes Gráficas e Editora, de São
Paulo, o fórum foi uma oportunidade
de compartilhar conhecimento com
executivos de diversos segmentos
gráficos e de várias partes do Brasil
e do mundo: “Aqui pudemos discutir
alguns ‘cases’ práticos sobre o Lean,
o que nos ajudará com o processo de
otimização de tempo e espaço den-
tro de nossa gráfica. Acreditamos
que a renovação do conhecimento é
extremamente importante, principal-
mente através das novas gerações
de executivos gráficos, como nós.
Discutimos também alguns tópicos
sobre a atualidade da indústria grá-
fica, como as mídias eletrônicas”.
Além desse tema, foram abordados
também: tendências globais na in-
dústria gráfica; marketing; liderança
e organização, e houve a demonstra-
ção de cases práticos.
Jean Elisson Macedo França, da
Paulinelli Serviços Gráficos Ltda, de
Belo Horizonte, Minas Gerais, disse
que o encontro foi uma oportunidade
de aprimorar conhecimentos e téc-
nicas para aplicação de melhorias
contínuas no processo produtivo
e administrativo de sua empresa. “Já tinha me interessado pelo tema Lean e aqui eu pude
acompanhar colocações e soluções apontadas por outros profissionais para o setor gráfico
que certamente atendem aos principais objetivos da Paulinelli em buscar constantemente o
aprimoramento dos processos e de seu quadro profissional, tendo como foco as necessidades
e tendências das constantes mudanças de mercado, sem perder a identificação com nossos
clientes.”
“Promovido pela Heidelberg Print Media Academy, o objetivo desse tipo de encontro,  e da
própria PMA, é a difusão de conhecimento e o levantamento das necessidades e carências
do mercado gráfico. Com isso, procura as respostas para todas as dúvidas, além de colocar
empresários e demais profissionais gráficos em contato com entidades e especialistas do se-
tor que possam acrescentar conhecimento e promover o desenvolvimento do meio gráfico no
Brasil e na América do Sul”, explica Martina Ekert, gerente de marketing e PMA Heidelberg.
Para Rubens Ney Minganti, da Antilhas Embalagens Edit. e Gráfica S/A, de São Paulo, o 4º Fórum
Executivo da Heidelberg foi uma boa oportunidade para a troca de experiências com outros
empresários e de participar de uma reciclagem sobre os assuntos discutidos, principalmente
o Lean Printing, processo que a empresa já iniciou a aplicação: “A Antilhas tem um forte con-
ceito de orientação de seu negócio baseado no fortalecimento do conhecimento, proximidade
com o negócio do cliente, tecnologia e qualidade. Este evento nos proporciona conhecer um
pouco mais sobre os processos de outras gráficas e, além disso, aumentar nosso networking.
Uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mercado brasileiro e cases
internacionais com participantes de outros países”, disse Minganti. Para mais informações
sobre a PMA e treinamentos entre em contato com Martina Ekert pelo e-mail
ou pelo telefone 11 5525 4403.