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Certificação
GRAPHPRINT MAI 11
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Larissa Mello Rechia, consultora do Grupo Standard, confirma o “bem do século”:
“A palavra sustentabilidade é a grande tendência do nosso século. As empresas
de consultorias precisam estar sempre atualizadas e, principalmente, estarem
prontas para apoiar e participar das grandes mudanças do mercado. Precisamos,
não apenas ter conhecimento suficiente, mas, também, termos competências
para a aplicação dessa palavra nas organizações. A implantação da ISO 14000 e a
certificação do selo FSC, principalmente, são as de maior impacto com a palavra
sustentabilidade. Em todos os nossos serviços prestados procuramos já induzir e
preparar as empresas para essas tendências de mercado. Quando implantada a
ISO 90001, já incentivamos a uma futura certificação da ISO 14001 ou até mesmo
de um sistema integrado, por exemplo. O nosso grande produto é oferecer o co-
nhecimento ao mercado, induzindo-o às grandes tendências.”
O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), uma orga-
nização não governamental brasileira, sem fins lucrativos, foi criado em 1995
com missão voltada à sustentabilidade. “O instituto trabalha para promover a
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios
sociais nos setores florestal e agrícola. As atividades do Imaflora envolvem todos
os setores da sociedade, desde pequenos até grandes empreendimentos, comu-
nidades, setores públicos e membros da sociedade civil. A certificação FSC, por
exemplo, possui um ciclo de cinco anos, sendo que a empresa certificada passa
por uma avaliação, quatro monitoramentos anuais e uma recertificação, iniciando
um novo ciclo. Ela perde a certificação caso descumpra algum dos requisitos
exigidos pelas normas de certificação. Hoje a certificação FSC tem sido bem
mais conhecida no País, uma vez que o consumidor passa a conhecer a marca
FSC quando vai ao supermercado, a uma loja de móveis, vê nas embalagens de
celular, nas embalagens Tetra Pack, de produtos alimentícios e encontra o selo
dos produtos certificados. Além disso, existem grandes empresas com políticas
de compra que primam pelo uso de produtos certificados FSC ou iniciativas que
se associam às boas práticas de consumo com a aquisição de produtos certifica-
dos FSC, como o GFTN do WWF. Mas, sem dúvida, a certificação FSC no Brasil tem
como ser bem mais divulgada. As empresas certificadas contribuem para essa
promoção quando usam a logomarca do FSC em seus produtos certificados e
quando grandes empresas certificam seus produtos, como empresas de papel e
celulose e empresas do ramo madeireiro, entre outras, e ofertam esses produtos
no mercado. Além disso, para as gráficas, os produtos certificados podem ter um
valor agregado, diferenciando-os dos demais. Hoje o Brasil tem grandes gráficas
certificadas, como RR Donnelley, Valid, Burti, Stilgraf, entre outras. O FSC tem
buscado a conscientização sobre sua certificação, mas por ser uma ONG mundial
Karina Tagata, communications advisor da área
de auditorias e certificações do Grupo SGS do
Brasil:
“A organização ganha competência e profissio-
nalismo, criando valor em suas relações de ne-
gócio e com o consumidor. Assegurar que os re-
quisitos das normas continuem sendo atendidos
ao longo de todo o processo produtivo, durante o
ciclo de vida do certificado, é a única maneira de
garantir esse valor para a organização.”
Evelin Fagundes dos Santos, gestora ambiental do Imaflora
“As atividades do Imaflora envolvem todos os setores da sociedade, desde pequenos
até grandes empreendimentos, comunidades, setores públicos e membros da socie-
dade civil. A certificação FSC, por exemplo, possui um ciclo de cinco anos, sendo que
a empresa certificada passa por uma avaliação, quatro monitoramentos anuais e uma
recertificação, iniciando um novo ciclo. Ela perde a certificação caso descumpra algum
dos requisitos exigidos pelas normas de certificação.”