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FLEXOGRAFIA
GRAPHPRINT OUT 11
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As principais tendências, recentes descobertas, inovações, práticas sus-
tentáveis e experiências bem sucedidas da indústria fexográfca mundial
– sistema de impressão que mais cresce nas artes gráfcas, devido à ver-
satilidade e ao alto grau de qualidade apresentados, o que o torna a opção
ideal na área de embalagens fexíveis, rótulos, etiquetas e caixas – foram
apresentadas na 3ª Conferência Internacional de Flexografa, nos dias 1º e 2
de setembro, na Fecomercio, em São Paulo.
O evento foi organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Ma-
chado em parceria com a Associação Brasileira Técnica de Flexografa
(ABFLEXO / FTA-Brasil). Para Ana Carina Marcussi, presidente da ABFLEXO
/ FTA-Brasil e diretora e fundadora da FlexoCom, o evento, que acontece a
cada dois anos, está consolidado. “Contamos mais uma vez com patrocina-
dores que já haviam estado no evento na edição de 2009 e o público superou
em 40% em comparação com a última edição”, diz.
Hoje, o Brasil está frme no papel de líder da América Latina em impressão
fexográfca. Eventos como a 3ª Conferência Internacional de Flexografa
2011 ganham cada vez mais públicos e contribuem para o direcionamento
do setor, apresentando palestras de gestão, tendências e inovações tecno-
lógicas, para que convertedores e fornecedores possam tomar as melhores
decisões de negócios.
Segundo Júlio Cezário, consultor da ABFLEXO/ FTA-Brasil, o setor no Brasil
vem crescendo em média entre 6% e 8% ao ano na última década e alguns
setores chegaram a registrar picos de até 22% de aumento. “Mesmo no pior
momento da última crise mundial, foi mantido um crescimento em torno de
6%”, diz. Até meados dos anos 80, segundo Cezário, o Brasil sofria uma de-
fasagem tecnológica de décadas em relação ao mercado europeu e ameri-
cano. “Hoje, com a atuação da ABFLEXO / FTA-Brasil e a realização de feiras
Com público 40% maior do que na última edição,
3º congresso reúne cadeia para apresentar
inovações, tendências e difundir conhecimento
e eventos sobre o tema, o País fortaleceu esse segmen-
to e hoje possui um parque de impressão fexográfca
de altíssima qualidade e exporta tecnologia”, afrma.
Entre os assuntos tratados na conferência, destacaram-
se palestras de mercado, gestão, tendências tecnológi-
cas e sustentabilidade, como: “Mercado e Tecnologia
- Atualidades e Tendências da Flexografa Mundial: Ob-
tenha Mais Subsídios para Balizar Suas Decisões Estra-
tégicas”, apresentada por Gregory Palm, VP mundial de
vendas e Marketing da Mark Andy; “Como o Controle do
Processo Flexográfco Pode Aumentar a Qualidade e a
Rentabilidade da Sua Empresa”, apresentada por Emilio
Gerboni, Consultor em Flexografa da T&C; “Futuro das
Tecnologias de Impressão Flexográfca: Antecipe-se e
Obtenha Vantagens Competitivas”, apresentada por Ro-
drigo Yamaguchi, Gerente Técnico América Latina da Du
Pont; e “Do lixo à matéria-prima: Saiba como Transfor-
mar o Desperdício em Fonte Renda para sua Empresa,
Protegendo o Meio Ambiente e Gerando Empregos”,
apresentada por Guilherme Brammer, diretor da Terra
Cycle e Green Businnes.