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GRAPHPRINT DEZ 11
Redes sociais
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compartilhado. As redes sociais e a “nuvem”
estão contribuindo muito para o ambiente grá-
fico, desde referências, relacionamentos profis-
sionais até transações comerciais.
A qualidade de suas conexões é muito importan-
te para isso. Deixando os amigos em nossa co-
nexão à parte, as conexões vão dizer em que nível
estão suas informações, sua busca de recursos
ou fonte de obtenção de conhecimento. Isto não
quer dizer que é interessante ter em sua conexão
celebridades se elas não podem suprir suas ne-
cessidades e compartilhar informações.
Se você é especialista em um processo gráfi-
co, provavelmente você tem um leque de se-
guidores que o buscam on-line, no Twitter ou
em fóruns de debates. Pela sua experiência
e conhecimento no assunto é possível ajudar
outros profissionais a sanar suas necessida-
des e/ou até desenvolver um grupo de estudo
e apoio para determinado gargalo ou processo
industrial. Em troca desse compartilhamento e
benefício mútuo, cada vez mais será um profis-
sional procurado e requisitado pelas entidades,
empresas, executivos e sócios.
Algumas áreas profissionais estão desven-
dadas e saturadas em termos de processos e
tecnologias. Não existe mais uma ferramenta de
destaque e que cause atração a outros negócios que agreguem valor. Porém o
profissional gráfico depara-se todos os dias com os mais diferentes desafios. É
um setor onde a informação renovada e atualizada tende estar sempre conectada
a esse profissional. As oportunidades nas redes sociais estão nos especialistas.
Um impressor hoje, ou um auxiliar de corte, por exemplo, que possui seu perfil
cadastrado em uma das conexões, deve ter em seu network outros especialis-
tas de mesma área para troca e up-date de informações, professores, colegas de
trabalho, faculdades e cursos, profissionais de RH, comerciais e outros setores e
segmentos que possam lhe conferir um apoio e formar um rede sustentável por si
só. Caso contrario, será mais um perfil semmovimento e estático, para observarmos
suas fotos. Temos de entender que as mídias e redes sociais são ferramentas em
nossa carreira gráfica. Este é o ponto.
Vejamos um estudo de caso onde um operador de máquina de cola precisa sanar
uma dúvida mecânica sobre um ruído que surgiu de seu equipamento por sema-
nas. O setor mecânico avaliou e estará sanando esta pendência após o término de
outra de caráter mais urgente em outro setor. Este operador terá de conformar-se
com este cenário e esperar ou poderá enxergar uma oportunidade de melhoria
agregando informações importantes no momento de reparação buscado em seus
estudos com o apoio de seu network. Se em seu “network” estiver o mecânico da
empresa, o fornecedor do equipamento, um amigo mecânico gráfico que conhe-
ceu no curso técnico, o professor de um curso antigo, um amigo especialista, um
outro operador, um antigo supervisor de outra empresa estiver em sua rede “ati-
va” haverá uma possibilidade muito grande de alguns deles lhe passar algumas
informações ou indicarão outros contatos. Isto também se dá para assuntos de
caráter urgente também, dependendo da qualidade de suas conexões.
Existem grupos de estudos e fóruns formais e informais, especialistas, consul-
tores, professores, pesquisadores e profissionais que participam e mantêm atu-
*
Silvio Nicolas -
Cconsultor de produção gráfica na Nicholas
e Associados e Engenheiro de Processos na Oberthur
“Temos de entender que
as mídias e redes sociais
são ferramentas em
nossa carreira gráfica.
Este é o ponto”.