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ARTIGO
GRAPHPRINT MAI 12
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Algumas pesquisas atualmente res-
saltam que grande parte das empre-
sas hoje têm excelentes sistemas,
pessoas com nível técnico avançado,
qualidade invejável e prazo de entre-
ga a jato, dentre outras características
em comum. Mas o que faz a diferença
efetivamente? Atendimento. Equipe
preparada para soluções e não para
desculpas.
É interessante como o tempo passa e
ainda nos deparamos com os mesmos
tipos de problemas, de pessoas,
empresas e empresários. Quanto
despreparo nesse sentido temos ob-
servado em diversas empresas que
ligamos para pedir suporte e informa-
ções em geral.
O gerenciamento de projetos tem
despertado o interesse das empresas
Por Renata Ferrari*
Algumas tendências mostram que o gerenciamento de projetos, uma vez bem realizado,
tem sido um diferencial interessante de uma empresa para a outra e tem colaborado para
melhores controles internos dentro de ambientes onde o tempo e custos estão menores
a cada dia.
De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, 72% dos projetos empresariais
apresentam problemas de estouro de tempo, gerando perdas financeiras e prejuízos imen-
suráveis, como abalo da credibilidade junto ao cliente, equipe sem entusiasmo e muitos
outros. Observou-se também que 82% estão abertas a investir no desenvolvimento e im-
plantação de boas práticas em gerenciamento de projetos e outras ferramentas de gestão
estratégica, reconhecendo a sua importância no mercado hoje. Não existe prática milagro-
sa. Podemos pegar o melhor de cada uma e aplicar na empresa.
Todo esse cenário incentiva o aumento nos últimos anos pela demanda por profissionais
que conheçam essas práticas e saibam gerenciar projetos dinamicamente, voltados aos
resultados desejados, promovendo uma tendência de contratarem profissionais para um
projeto específico, com prazo determinado.
Nos mais diversos setores, isso está ganhando terreno por proporcionar uma melhor utili-
zação dos recursos, para se atingir os objetivos bem definidos pela empresa. Tudo começa
com a contratação de uma empresa ou profissional para tocar o projeto e a definição dos
colaboradores internos que farão parte da equipe de projeto.
Este ditado que “para bom entendedor meia palavra basta” é mito. Na ausência de uma
boa comunicação, o que reina são murmúrios. A coisa mais fácil é o foco das pessoas se
dispersar e até mesmo causar conflitos entre todos. O gerente de projeto deve ficar fora
da “roda da malhação”, onde as informações extra-oficiais reinam.
Qual a utilidade e intenção com isso? Há coisas que são totalmente desnecessárias e
descartáveis. Importante sim é comunicar o andamento do projeto para todos envolvidos,
tanto o bom andamento quanto os tropeços. Comece por definir o que deve ser realizado e
também o que não deve. Perfeição não existe, apesar de todos sonharem com isso.
Conheça os envolvidos e monte seu time. Grupo dos integrantes da equipe, clientes e
fornecedores. É importante que o gerente do projeto conheça os interesses de todos os
envolvidos. Imagine que “encrenca” contar com um membro da equipe que não está dis-
posto a colaborar, não é responsável e comprometido. Será um problema com certeza.
Conheça as características das pessoas e saiba ouvir o que elas têm para dizer. Algumas
são excelentes para determinadas tarefas, outras são adequadas para atividades diferen-
tes. Procure aproveitar o melhor de cada uma.
A equipe, muitas vezes, se sente injustiçada ou esquecida. Os que gostarem de mudanças
positivas, aproveitem. Manter pessoas com perfil do tipo “para que eu ganhe, nem que o
outro tenha que perder, vamos lá...”, não é bom negócio para a empresam apesar de que
muitas os mantêm mesmo assim, pois já têm essa cultura. Mais cedo ou mais tarde tudo