Page 64 - 122

Basic HTML Version

GRAPHPRINT JUN 12
64
produtos
& serviços
Agfa apresenta novo relatório de
impacto ambiental na impressão
A Agfa anunciou o lançamento de um novo relatório ligado à sustenta-
bilidade. Desta vez, o documento versa sobre o impacto ambiental nos
processos de impressão. Chamado de Environmental Impact of Print:
Analyzing an Industry, o documento foi escrito foi produzido pelo Flemish
Institute a pedido da Agfa Graphics, e aborda itens como emissão de car-
bono (PCF) e reciclagem dos mais recentes modelos de CtP Agfa.
Todo o relatório foi produzido com base no princípio ecologia e benefí-
cios econômicos. Para sua execução, fábricas da Agfa foram analisadas,
observando-se os índices de PCF em processos de produção de diferentes
tipos de chapas. Os melhores resultados foram observados nos modelos
mais modernos de CtP, segundo nota da Agfa sobre o assunto, mostrando
que, nas gerações atuais de equipamentos, tecnologia e ecologia estão
convergindo.  
“A Agfa endossa totalmente esse documento, que reconhece nossos es-
forços contínuos para oferecer soluções à indústria gráfica. Não apenas
produtos e serviços, mas soluções que estimulem a responsabilidade
ambiental em todos os níveis de produção”, disse Dominiek Arnout, vice-
-presidente da Agfa Graphics.
Segundo a Agfa, o próximo passo no estudo e levantamento de dados so-
bre sustentabilidade no setor gráfico é analisar o ciclo de vida dos compo-
nentes (LCA). Ou seja, o relatório Environmental Impact of Print: Analyzing
an Industry será apenas o começo. 
Xerox MOSTRA a
ColorQube 8900
A Xerox mostra a multifuncional em cores que
permite ao mercado transformar qualquer obs-
táculo na produção em oportunidade, aumen-
tando a acessibilidade à criação de materiais de
marketing coloridos e a facilidade no gerencia-
mento das funções do equipamento, que traba-
lha como impressora ou scanner.
A ColorQube 8900 usa a tecnologia de cera só-
lida – um bastão de cera crayon que dispensa
o uso de cartucho – para produzir produtos de
alta qualidade, como catálogos de vendas e pro-
mocionais, folhetos e outros tipos de apresenta-
ções gráficas impressas.
A Xerox acaba de lançar a versão 10 do Free-
Flow VI, software completo cujas principais ca-
racterísticas são a personalização com o uso da
linguagemVIPP (Variable Information Production
Printware) e a impressão de itens de seguran-
ça. Com o software, é possível reproduzir Gloss
Marks, uma espécie de impressão holográfica;
infravermelho visível apenas com a incidência
de luz IR; e impressões fluorescentes, visíveis
com a incidência de luz UV. Além das opções, a
versão do FreeFlow VI imprime ainda microtexto
(fontes minúsculas) normalmente utilizadas em
aplicações como de cheques.
Rótulos inovadores e sustentáveis
A Baumgarten Gráfica, de Blumenau (SC), apresentou diferentes lançamentos durante a 28ª Fispal Tecnologia – Feira Internacional de
Embalagens, Processos e Logística para as indústrias de Alimentos e Bebidas, evento realizado de 12 a 15 de junho, em São Paulo. Entre
as novidades da empresa para este ano, com foco na sustentabilidade e inovação, está o Autoadesivo Sustentável Mais Leve. O produto se
destaca por ter peso 35% menor que os demais rótulos nesse segmento e pode comportar 70% a mais de rótulo por bobina, atributos que
facilitam a logística e contribuem para a preservação do meio ambiente.
Além desse, a Baumgarten apresenta três outros formatos de Autoadesivo: Cana de açúcar e Natural, na linha Sustentável, e o Memostick.
A versão Cana de açúcar apresenta rótulos e cola 100% biodegradáveis e compostáveis, produzidos com 95% de fibras de cana de açúcar.
O Autoadesivo Natural utiliza material não branqueado, é também 100% biodegradável e compostável. Já o Memostick chama a atenção
como opção inovadora para o destaque de itens promocionais em materiais de divulgação diversos, é de fácil aplicação e remoção e pode
ser reposicionável, de acordo com o interesse do usuário.