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CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
GRAPHPRINT OUT 12
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Hoje, quem quiser vender para grandes corporações, instituições
financeiras ou algo semelhante, certamente terá que, ao menos,
apresentar o já famigerado selo FSC. Das 32 gráficas homologa-
das pelo Banco Itaú, todas são certificadas FSC. São exigências
dos novos tempos e, acreditem, é possível aumentar as margens
de lucro por meio de certificações.
A coordenadora de qualidade e consultora de certificações Ingrid
Passos, responsável pela implantação do selo FSC na Mattavelli,
comprova que, além de se apresentar socialmente responsável,
a gráfica alcançou lucro em suas negociações. “A Mattavelli se
deu muito bem com o certificado. É verdade, porém, que em caso
de gestão e consultoria inadequadas, o processo não desenrola.
O lucro só vem a partir do alinhamento das ideias entre gestão e
comercial. O FSC é uma fonte de lucro, basta conhecer seus pro-
cessos”, frisa Ingrid.
Vai ficar de fora?
A busca por certificações
não significa custos. Pense bem: além de
se apresentar como uma empresa
ambientalmente sustentável, fato que por si só já é uma
razão inquestionável, sua gráfica pode aumentar a margem
de lucro antecipando-se às exigências certeiras
Fábio Sabbag
Ainda acordo com Ingrid, a produção da Mattavelli, atualmente,
representa 46,7% de materiais certificados. A meta até o primeiro
semestre de 2013 é atingir 100%. “Três anos de certificação aju-
daram a Mattavelli a alcançar um lucro de R$15 milhões. Conhe-
cer padrão é tarefa do gestor e, quando não há gestor, a obrigação
é do consultor”, determina Ingrid.
Pensando de forma sensata, o caminho é esse. De forma saudável
também, tanto ambientalmente como financeiramente também.
“O ramo gráfico, antigamente, precisava buscar um diferencial por
meio de bons maquinários e, graças aos programas de crédito, é
fácil encontrar gráficas que possuem impressoras com tecnologia
de ponta. Mas uma gráfica para se destacar precisa ir mais além
do que um parque gráfico bem equipado. Então, as empresas co-
meçaram a buscar certificações que comprovem o compromisso
da empresa, tanto no aspecto produto como em assuntos ambien-