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ARTIGO
GRAPHPRINT SET 12
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A Copa de 2014 vai gerar um incrível movimento e iniciativas de fomento ao comércio ele-
trônico de todas as partes. Vamos viver nos próximos anos uma avalanche de modismos e
tendências a levar para a Web grande parte das transações comerciais, utilizando-se cada
dia mais de novos meios de pagamentos e novas formas de compras, que vão atuar princi-
palmente sobre as plataformas do celular, dos tablets e da TV a cabo.
Todos serão afetados, sem nenhuma restrição. A rapidez como reagimos e nos adaptamos
aos novos tempos é que será definitiva para o sucesso ou a queda das vendas. O Brasil
precisa dar um salto tecnológico rápido em termos de infraestrutura tecnológica, pois suas
deficiências em infraestrutura aeroportuária, portuária rodoviária e de segurança pública e
saúde podem colocar em xeque todos os esforços de organizar uma Copa do Mundo, com
graves problemas para a sociedade e sua normalidade.
Somente com banda larga e conectividade com cobertura nacional vamos conseguir mini-
mizar os problemas existentes e que se potencializarão em tempos de Copa do Mundo, com
a chegada de mais de 1,5 milhão de visitantes ao Brasil e nas cidades-sede da Copa. Os
visitantes, turistas brasileiros e estrangeiros da Copa de 2014 têm um perfil de usuário de
smartphones e tablets, navegador na Web e comprador online, portanto, vão buscar nestes
meios e mídias as informações de hotéis, locais de compras, restaurantes, passeios turísti-
cos, dicas e orientações sobre as cidades.
Os gestores da Copa de 2014 têm também um papel importante em fomentar e propor aos
administradores públicos de estados e municípios, através dos secretários da Copa, gover-
nadores e prefeitos, a implementação de internet pública nas cidades-sede da Copa de 2014.
Se preocupar com infraestrutura tecnológica não é mais uma questão de desenvolvimento,
trata-se agora de manutenção dos padrões mínimos da economia, pois imaginem milhares
de pessoas, estrangeiros acessando a Web de um mesmo local ou cidade, comerciantes e
lojistas com sistemas de cartão de crédito caindo durante seus atendimentos, celulares que
não funcionam ou com sinal e transmissão ruim de voz e dados.
Imaginem voos sendo cancelados e atrasando nos aeroportos e a falta de conectividade
impedindo as pessoas de se reprogramarem e fazerem contatos Calcule a dificuldade de
encontrar pousadas e pequenos hotéis, passeios e serviços turísticos, que já não sejam
aquelas conhecidas. Estudos apontam para um número muito maior de opções em pou-
sadas e hotéis, que se incluídos digitalmente na Web poderão aliviar a pressão da falta de
ofertas, melhorando o preço (concorrência) e criando mais oportunidades de negócios e
desenvolvimento econômico.
Disponibilizar serviços e produtos na Web, criar formas alternativas de vender e se rela-
cionar não é mais uma novidade ou inovação, trata-se de uma forma de manter-se vivo
no mundo dos negócios. Para se diferenciar da concorrência será preciso, aí sim, inovar
pra valer, criar formas de se comuni-
car e se relacionar com os consumi-
dores, captando as oportunidades do
ambiente onde este consumidor está
e oferecendo comodidades e rapidez
de resposta.
Andar em grupo e acompanhar as ten-
dências de forma coletiva é a melhor
forma de não embarcar em ideias e
soluções equivocadas. Foi pensando
assim e com a visão que devemos
criar um ambiente para as mudanças
que a CNDL e as demais entidades
apoiadoras criaram o Projeto ECOM.
Colocamos à disposição da socieda-
de brasileira o Projeto ECOM, que em
2012 realizará o II Seminário Nacio-
nal de Comércio Eletrônico, Meios de
Pagamentos e Negócios na Web + I
Workshop de Redes e Mídias Sociais,
uma iniciativa de informação, formação
e capacitação profissional, da Confede-
ração Nacional dos Dirigentes Lojistas
(CNDL) e da Digital Consulting Brasil,
contando ainda com apoio do Sebrae,
Caixa Econômica Federal e grandes
corporações brasileiras. Mais informa-
ções no www.ecom2012.com.br.
Como mencionou o escritor português
Fernando Pessoa, “Navegar é preciso...”,
hoje, mais do que nunca, na Web.
O novo mundo dos
negócios na era digital
Por Marcelo Castro*
OS PRÓXIMOS ANOS VÃO EXIGIR DO EMPRESARIADO BRASILEIRO
E DOS PROFISSIONAIS, DE UMA MANEIRA GERAL, MUITO MAIS DO
QUE TALENTO PARA VENDAS E NEGÓCIOS
*Diretor-geral do Projeto ECOM 2012,
Marcelo Castro é empresário, sócio e
diretor da Digital Consulting Brasil e da
Discovery Corporate Consulting Brasil.
Especialista em marketing estratégico,
tecnologia da informação e comunicação
corporativa.