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GRAPHPRINT ABR 13
Papéis Especiais
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ARJOWIGGINS CREATIVE PAPERS
A Arjowiggins trabalha com papéis especiais dos mais variados ti-
pos. No Brasil são duas unidades de negócios, Soluções de Segu-
rança e Creative Paper, ou como ficou conhecida: Papéis Finos. A
empresa ainda não revela os nomes, mas fará alguns lançamentos
em 2013. “É parte de nossa estratégia criar diferenciais e manter
o compromisso com o mercado de oferecer constantemente novi-
dades”, fala Ronald Dutton, diretor comercial & marketing Papéis
Finos América Latina.
O grande consumidor dos produtos da empresa é o segmento pro-
mocional, mas há grande força, também, no segmento de convi-
tes. “No segmento promocional essa força vem do fato de o papel
fino não ser meramente um suporte para a comunicação. Ele deve
ser utilizado como parte efetiva da comunicação. Assim, para va-
lorizar a comunicação de um público diferenciado, o papel tem
uma participação fundamental e por isso o segmento promocional
é o mais importante em termos de consumo. No caso do segmento
de convites, o objetivo é a valorização da imagem; nesse caso, da
autoimagem”, fala Dutton, acrescentando que o objetivo é atingir
um crescimento de 7,5% em 2013.
Ainda de acordo com Dutton, o mercado de papéis finos tende
a se desenvolver cada vez mais no Brasil, pois hoje o consumo
Ronald Dutton, diretor comercial & marketing Papéis Finos
América Latina
Diferenciais da nobre celulose
per capita no Brasil é muito inferior ao do Chile, Argentina, Uru-
guai, e Colômbia. “Esses países têm uma cultura de longa data
na utilização de papéis finos; no Brasil essa cultura existe há 30
anos, aproximadamente, desde o lançamento do primeiro papel
fino produzido no Brasil, fabricado em Salto. Essa é nossa aposta
e esse é o nosso caminho, por que nós acreditamos no papel”,
finaliza Dutton.
BRASILCOTE
Em 2012 a empresa vendeu em média 300 toneladas/mês e
a previsão para 2013 é crescer 20%
Lourenço Fiorillo, analista técnico-
comercial da Brasilcote
Foco nos laminados
De acordo com Lourenço Fiorillo, analista técnico-comercial da Brasilcote, o principal tipo
de papel especial produzido pela empresa é o cartão laminado, triplex e duplex, com filme
metalizado nas cores prata, ouro, holográfica e escovado, que são destinados ao desenvol-
vimento de embalagens e materiais promocionais.
“Os lançamentos são os cartões laminados com gofragem técnica, que simulam holografias
e conferem personalização e atributos de segurança, com um custo menor. Os cartões me-
talizados e holográficos sem filme aumentam o brilho, diminuem a gramatura da estrutura e