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Papéis Especiais
GRAPHPRINT ABR 13
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facilitam a reciclagem pós-consumo, estabilizando a delaminação
em embalagens blister”, explica Fiorillo.
Já a linha de laminados de papel cuchê mais alumínio e mais po-
lietileno para embalagens flexíveis, com grande flexibilidade de
formatos, gramaturas/espessuras e quantidades mínimas permite
a viabilização de vários projetos. Há também os laminados híbri-
dos, com tratamento para impressão com tintas convencionais.
“Hoje, os maiores consumidores são as embalagens de creme
dental e produtos alimentícios, por serem produtos em que as em-
balagens com valor agregado proporcionam maior exposição nos
pontos de venda e valorização das marcas. Outros nichos impor-
tantes são os de cosméticos, higiene e limpeza e farmacêuticos”,
avalia Fiorillo.
Em 2012 a empresa vendeu em média 300 toneladas/mês e a
previsão para 2013 é crescer 20%. “Produzimos praticamente
qualquer estrutura laminada ou metalizada. Além do mercado
gráfico, nossos produtos atendem várias aplicações técnicas para
construção civil, fabricação de blanquetas, eletrodomésticos entre
outros”, fala Fiorillo.
MULTIVERDE
Em busca de mercados inéditos
Em 2012, no total, a Multiverde vendeu 22 mil
toneladas e a previsão é evoluir 8% em 2013
Marcus Vinicius de Melo, CEO da Multiverde
A Multiverde Papéis Especiais, fábrica instalada em Mogi das Cruzes (SP), tem
por vocação produzir papéis especiais. Esses produtos representam hoje 75% do
volume de negócios da companhia.
A atuação concentra-se em três segmentos: decorativos (para indústria moveleira),
papéis industriais e finos. Este último segmento é constituído pela Linha Imaginá-
rio, composta por papéis coloridos na massa, em diversas gramaturas e texturas.
“Essa linha de papéis finos é uma tendência do mercado gráfico, que necessita
produzir trabalhos diferenciados. A Linha Imaginário foi desenvolvida para ofe-
recer condições de valorização dos impressos incorporando valor à mensagem.
Com nossos papéis, podem inovar, modernizar e sofisticar. Uma textura couro, por
exemplo, pode ser ideal para um impresso promocional ou embalagem de um tipo
de calçado ou bolsa; algumas empresas buscam estabelecer uma identidade entre
a cor do papel e a cor predominante de sua marca, enfim, o papel passa a ser uma
ferramenta de comunicação e não apenas um suporte para impressão”, diz Marcus
Vinicius de Melo, CEO da fabricante.
A Linha Imaginário foi lançada em fevereiro de 2012, portanto, ainda é relativa-
mente nova. “Contudo, dentro do segmento de papéis finos, a Multiverde também
possui uma linha de papéis de segurança. Estamos iniciando a produção deste
tipo de papel, que contém itens de segurança, como marca d´água, diferentes tipos
de fibras incorporadas e outros componentes que dificultam a falsificação. É um
mercado com muitas perspectivas de desenvolvimento”, explica.
Hoje, de acordo com Melo, o segmento promocional está na liderança do consu-
mo de papéis finos, mas também nota-se uma
tendência de evolução no segmento de embala-
gens. Em 2012, no total, a Multiverde vendeu 22
mil toneladas e a previsão é evoluir 8% em 2013.
“A Multiverde possui certificação FSC e um forte
comprometimento com a sustentabilidade. Em-
presa dinâmica e investindo constantemente em
pesquisas, buscando desenvolver novos produ-
tos, com valor agregado e que atendam às ne-
cessidades de nossos clientes”, completa Melo.