Revista Graphprint - Edição 157 - page 58

ARTIGO
GRAPHPRINT AGOSTO 15
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RELACIONAMENTO:
Não considere as plataformas sociais um lugar para transformar
usuáriosemconsumidores,amenosquevocêestejaapenasanun-
ciando. Essas redes são ideais para engajamento e para construir
confiança. É através das redes sociais que você vai mostrar aos
seus fãs o que você tem a oferecer e, por isso, devemanter esse
relacionamento sempre crescendo.
Crie promoções com prazos específicos, trace estratégias para
cada mês e não vincule o mesmo conteúdo de novo e de novo,
pois as pessoas buscamdiversidade.
Não seesqueçadechecar seusdadospara saber deondeaspes-
soas estão vindo para sua página social.
Acompanhe as pessoas que compram de você e faça gestos es-
peciais, como um e-mail de agradecimento, um cupom on-line de
descontoouumamensagemdeagradecimento. Elasficarãomais
propensas a compartilhar com as outras sobre o seu produto e
você pode, inclusive, convidá-las a fazer esse compartilhamento.
Vocêapenascomeçaráa fazer vendasnas redessociaissecriarum
ambientede relacionamentoe confiançapara seus fãs/seguidores.
As pessoas buscam as redes sociais quando querem saber se um
produto é confiável. Uma marca que não atue em nenhuma rede,
pormelhor que seja, ganhaolharesdedesconfiançaedúvida.
Você deve estar presente e dar conteúdo de qualidade aos seus
fãs, independentementedeelescompraremdevocêhojeoudaqui
a um ano. Isso fará toda a diferença e trará não apenas fãs,mas
consumidores dispostos a comprarem tudo que você oferecer.
Práticas para se relacionar e vender
através das redes sociais
A internet éumótimo lugar paraquemquer apresentar e compar-
tilhar seusprodutoseserviços. Liberdade,baixocustoepraticida-
de são apenas algumas das qualidades de se usar a internet para
vender. Porém, issoéacompanhadodeumaspectonegativoeque
aterroriza amaior parte dos empreendedores: alta concorrência.
Justamente pela facilidade em vender e anunciar nasmídias so-
ciais,muitas pessoas optam por esse caminho e é cada vezmais
trabalhosomanter os fãs interessados e supridosde conteúdo. Se
você não estiver atento àsmídias, se não postar com frequência
nem estiver de olho nas tendências, é provável que seus fãsmi-
gremparaoutros vendedoresqueatuamcommais forçaoumaior
persuasão.
Mas não sedesespere! Existem algumas práticas quepodem aju-
dar amanter seu espaço e ainda vendermais nasmídias sociais.
PLANEJAMENTO:
Crieuma campanhaantesde começar adisseminar seu conteúdo
esuamarcana internet. Planejecomdetalheseabordediferentes
possibilidades para não ter o risco de se perder. Decida quemen-
sagem vai passar, seja uma promoção, uma transformação ouum
tema para seus fãs participaremdo debate.
Nãoassumaqueasqualidadesque vocêquer passar sãoasmes-
mas que seus possíveis clientes estão procurando. Você pode
achar ideal falar o tanto que você se esforçou para ter esse co-
nhecimento ou todos os estudos que fez e, embora isso seja im-
portante, as pessoas estão querendo saber quais os benefícios
para elas e como seuproduto vai alterar suas vidas paramelhor.
Crie conteúdo que resolva doresmenores do seu possível cliente.
Dê alguns passos que ele possa aplicar imediatamente e que, de
fato,geremalgum resultado. Nãoesperepara falar com seuscon-
sumidores apenas quando quiser vender.
POSTAGENS:
Não agende todos os seus posts, muito menos se eles todos ti-
verem umamesmamensagem. As pessoas gostam de saber que
existe uma pessoa de verdade do outro lado da tela, então poste
alguns conteúdos atuais, notícias e outras coisas que mostrem
que você está atento ao que acontece e ao que interessa na vida
do seupúblico.
Explore outrasmaneiras de expor e compartilhar seu conteúdo e
seuproduto.Amelhormaneiraé fazer pesquisaseperguntar para
as pessoas o que elas gostariam de ver, como gostariam de rece-
ber informações, etc. Descubra o que seu público está esperando
de você. Para incentivá-lo a responder, deixe suas respostas em
destaque compartilhando ou“retweetando”em sua página.
Veja quais os fãs que já falaram de você nas redes ou que elogia-
ram de alguma forma seu produto ou serviço e dê algo especial
paraeles, sejaumbrindeouum reconhecimentoespecial. Issovai
incentivar outros a fazerem omesmo para terem a oportunidade
de ter destaque.
PorAlanPakes*
*EngenheirodeComputação, formadopelaUSPem2002,eexpert em
empreendedorismoemarketingdigital.Já fundou trêscompanhias:
aagênciade intercâmbio InvistaemVocê,aempresade tecnologia
Atrianseademarketingdigital,Digital Summit.
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