Revista Graphprint - Edição 173

Imprimir e Escrever GRAPHPRINT JAN/FEV 17 18 já que a impressãomuitas vezes complementa experiências online. Além disso, a leitura de livros impressos é uma tradição passada de geração em geração e não depende de fatores como acesso à internet, infraestrutura de banda larga, gadgets, etc., por isso é uma demanda que tende a ser contínua”, argumenta Mariana. Ainda de acordo com a gerente da IP, apesar do cenário econômico atual, a ex- pectativa da companhia para 2017 émanter o desempenho e seguir com o de- senvolvimento na América Latina. “Entendemos que a demanda de papel para imprimir e escrever permanecerá estável no próximo ano”, apontaMariana. PORTFÓLIOEMSINTONIACOMODESENVOLVIMENTOSOCIAL Estudosmostramqueo consumodopapel está relacionado, entreoutras coisas, com o investimento e desenvolvimento da educação, aumento de renda e quali- dade de vida, principalmente em países emergentes. “Nos países em desenvol- vimento o que se observa é que o consumo do papel é contínuo, justamente em consequênciado aumentodonível de renda e educaçãonessas regiões. A Inter- national Paper atuaparacontribuir comaeducação, despertando o interesse de novos leitores e incen- tivando aqueles que já possuem o hábito de ler, por isso, fabricauma linhadeprodutosespecíficospara atender às necessidades do segmento editorial, disponibilizando produtos tanto para impressão de livros didáticos comonãodidáticos. Como incentivo paraqueoBrasil seja cada vezmaisumpaísde lei- toresecomopartedesuaestratégiadenegóciosno mercado editorial, a International Paper patrocinou, em 2016, a 24ª Bienal Internacional do Livro deSão Paulo. Além disso, a IP produz também papéis para imprimir e escrever, que contribuem com o desen- volvimento motor das crianças e com a educação como um todo”, detalhaMariana. Sobreoportfólioda companhia, a IPapostaem tec- nologia e em sua variedade de produtos para aten- der àsmaisdiversasnecessidadesdeseusclientes, acompanhando as tendências macroeconômicas e do setor. A empresa possui linhas de papéis des- tinados a diferentes finalidades. A linha Chamex é composta por cinco categorias: Office,Multi, Super, Eco eColors. As gramaturas são de 75 e 90 gramas (Super) e de tamanhos diversos, desde A4, carta, ofícioatéA3. “AproduçãodoChamexé feitaapartir docultivo renovável deeucaliptoeécertificadapelo Cerflor, sistema brasileiro de certificação florestal, gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacio- nalmente pelo Programme for the Endorsementon Forest Certification (PEFC)”, explicaMariana. Já a linha de papéis offset Chambril está disponí- vel em diferentes formatos e gramaturas de 45 a 240 g/m². “Ele garante uma alta definição de cores, 100%deprodutividade eproporciona excelente an- coragemde tinta,altaprintabilidadeeprodutividade para a área gráfica, dando vida aos impressos. As embalagens de papelão ondulado da IP são desen- volvidas de acordo com a necessidade do cliente, atendendo às normas de transporte e segurança do produto embalado e possuem uma grande varieda- de de modelos, formatos e fechamento”, completa a gerente de negócios de papel para imprimir e es- crever da International Paper. Na IP,omais recente lançamentoparaomercadoedi- torial foi Chambril Avena+, o papel alto bulk da linha ChambrilAvena,que temmaiscorpoeémaisconfor- tável para a leitura, pois não reflete luz. “Disponível AlexandreCezilla,gerenteexecutivodeestratégiaemarketingdaSuzanoPapel e Celulose: “O consumo per capita de papéis imprimir e escrever é cinco vezesmaior nos EUA em comparação com oBrasil, que ainda tem pouco hábito de leitura, portanto vejo que existemuito espaço para o crescimento e todas as iniciativas e tecnologias nessa direção serão bem-vindas.Vejo que o caminho para nossomercado está em fomentar a educação e a leitura como elementos transformadores, que, por consequência, gerarãomais demanda.”

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