Revista Graphprint - Edição 173

EQUIPAMENTOPARAPROMOCIONAL GRAPHPRINT JAN/FEV 17 22 Emperíodosum tantoquantocomplicadosparaasvendasdeuma forma geral, o planejamento detalhado, commetas objetivas alia- dascoma tecnologia,ajudaemuito.Renascenesse trajetoacam- panha da promoção, que pode ser desenhada com criatividade e eficiência. Os propósitos podem ser diferentes, mas o resultado esperado acaba sendo unânime, ou seja, aumentar as vendas. Vale atentar que as marcas estão condicionando a participação dos consumidores nas promoções ao preenchimento de um ca- dastro ou à assinatura nas redes sociais. Nasce, assim, o almeja- do banco de dados, que pode levar à comunicação customizada, quando bem trabalhada as informações. Para o segmento promocional de impressão o maior produto atualmente acaba sendo a ideia. O papel, ou outro substrato que representa amídia impressa, consegue carregar asmais diferen- tes estratégias de comunicação promocional,mas é fundamental desenvolver talentos, explorar cases e gerar insights. O mundo mudou. As pessoas querem conversar e não mais somente ou- vir. Excelentes conteúdos têm de, necessariamente, acompanhar uma boa história. Chegou a hora de a indústria de impressão agir para transformar hábitosecostumesdeummercadoacostumado ao estático. Como entender que muitas decisões de compra são inspiradas por conteúdos no Instagramequeas plataformas digi- tais estendem as experiências para o consumidor consumir onde quiser. Seria issoumacompetiçãodesleal comomeio impressão? Não, definitivamente não! O relacionamentomudou e as famosas discussões de relacionamento - que muitos evitam - traçam ca- Luzes, câmera, ação IMPRESSORASESTÃOCADAVEZMAISADAPTADAS AOMEIOPROMOCIONALCOMPLATAFORMASÁGEISE RESPOSTASNADACONVENCIONAISDE IMPRESSÃO minhos inexplorados. Surge então para o meio da impressão a oportunidadedecriar, sem limites, açõesatemporais, livredepre- conceitos e pragmaticamente positivas. AVISÃODOS FORNECEDORES Fato é que amídia impressa vem retomando algunsmeios e seu poder de comunicação continua imbatível. Consequentemente, podemos enxergar um ano melhor para a impressão promocio- nal, que pode, sim, fincar presença em diferentesmeios. “Real- mente temos visto uma retomada sobre a importância damídia impressa. Há estudos e até pesquisas neurocientíficas sobre os benefíciosda leitura impressaem relaçãoaosmeioseletrônicos. Mas o impresso promocional está muito ligado ao cenário eco- nômicoecom issoficadifícil falar emanomelhor ouatéemuma recuperação. Há ainda a conjuntura econômica aliada à concor- rência de meios, que é muito maior para que as corporações definam seus investimentos emmídia”, analisa Eduardo Sousa, gerente demarketing daAgfa. OlgadaSilva,gerentedemarketingparaaDivisãodeSistemasde ImpressãodaKodak, ponderaqueénotável a influênciada tecno- logiadigital dentrodenossa indústriacomaproliferaçãode ferra- mentas on-line e a evolução das preferências dos consumidores. “Embora os volumes em certos segmentos da indústria de im- pressão estejam caindo, a impressão ainda é umamaneiramuito econômicadedistribuir conteúdoepermanecediferenciadacomo ummeio de comunicação. Acreditamos que a impressão conti-

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