Revista Graphprint - Edição 173

GRAPHPRINT JAN/FEV17 Equipamento para promocional 23 nuará a desempenhar um papel valioso nestemundomulticanal. Por exemplo, de acordo com aWiredMagazine, as pesso- as retêm as informações melhor quando leem de uma cópia impressa do que em uma leitura eletrônica. No mercado edi- torial de arte, a experiência visceral de um livro impresso é uma das razões pe- las quais as galerias continuam a lançar ambiciosos programas editoriais. Existem também segmentos de mercado que es- tãocrescendo, comoa impressãodigital e embalagem”, argumentaOlga. Alexandre Machado, gerente comercial da Heidelberg, defende que a impressão promocional continua tendo seu espaço no mercado de mídia impressa, porém devem-se agregar aos impressos comer- ciais acabamentos diferenciados, como aplicação de verniz, efeitos especiais e laminação. “Para algumas aplicações de impressos promocionais também podem ser realizados cortes a laser para propi- ciar formatos diferenciados e garantir maior atratividade ao material impresso. Háaplicaçõesde impressospromocionais emmateriaisplásticose laminados, oque tornao impressopromocionalmaisatrati- vo”, acrescentaMachado. Ronaldo Arakaki, gerente geral de ven- das e marketing da Konica Minolta, fala em saber vender a impressão. “Enxergo 2017comoumanodeoportunidadespara aqueles fabricantesegráficosque soube- remvender a impressãopromocional com EduardoSousa,gerentedemarketingdaAgfa: “Realmente temos visto uma retomada sobre a importância damídia impressa. Há estudos e até pesquisas neurocientíficas sobre os benefícios da leitura impressa em relação aosmeios eletrônicos.Mas o impresso promocional estámuito ligado ao cenário econômico e com isso fica difícil falar em anomelhor ou até em uma recuperação.” valor agregado através da personalização e da comunicação dirigida para atrair a atenção do público-alvo e converter isso emnegócios.Alémdisso, pensoquemes- mo que a comunicação digital continue crescendo, isso não exclui as oportuni- dades que a mídia impressa oferece. Na verdade, são complementares. As pesso- as ainda precisam de material impresso, físico, nas mãos. Contudo, não podemos subestimar as plataformas digitais como formas de capturar dados de clientes, depurá-los, estruturá-los. A comunicação impressa promocional moderna não exis- tiria se não houvesse a concorrência das mídias digitais”, opinaArakaki. MÁQUINASEMAÇÃO Para colocarem em prática as ações propostas, as empresas fornecedoras de equipamentos para impressão olham atentamente para os mínimos detalhes. “NaKonica temosemnossa linhade fren- te osmodelos bizhub Press C1100, nossa opção de alta produtividade; bizhubPress C71hc, que pode ser usada tanto para o segmento promocional quanto fotográfi- co, e que traz como diferencial o traba- lho aprimorado com cores; a bizhub PRO C1060L, que, alémdeoferecer grandefle- xibilidade quanto aos tipos demídias que podem ser usados também permite tra- balhar com formatos diferenciados, como o exclusivo formato banner; e a bizhub Press C1070P, um equipamento colorido que equilibra perfeitamente velocidade e qualidade numa mesma plataforma. Se você observar, cada equipamentoque citei possui um diferencial específico que pode se adequar à necessidadede negócio e ao ramodeatuaçãodecadacliente,comoalto volume, qualidade de imagem, impressão fotográficaetc.”, falaArakaki. Apoiada em um amplo portfólio para a produção dos impressos promocionais - sejana linhadeequipamentosde impres- são offset Speedmaster e os equipamen- tos de impressão digital -, a Heidelberg enxerga que as tiragens para o mercado promocional diminuem e existe uma de- manda cada vez maior por prazos de entrega rápidos. “Assim, destacamos as impressorasoffsetAnicolor (SX52,XL75), com sistemade entintamento rápido, e os equipamentosde impressãodigital Versa- fire CV e CP, que garantem alta qualidade do impressoeaplicaçãoparapersonaliza- ção dos impressos comerciais. Vale res- saltar que a Heidelberg lançou recente- mente na Drupa 2016 a impressora inkjet Primefire 106, voltada para o segmento de impressão de embalagens de tiragens curtas, e com possibilidade de persona- lização. As impressoras offset também podem ser configuradas com sistemas de secagem LE UV e LED UV, propiciando a impressão em substratos diferenciados e com secagem rápida, permitindomaior agilidade no acabamento dos impressos comerciais”, lembraMachado.

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