Revista Graphprint - Edição 173

3 GRAPHPRINT JAN/FEV 17 EDITORIAL Degeração emgeração Omundo está mudando. A sua empresa consegue acompanhar tal evolução? Ve- jamos, ou melhor, leiamos as novidades. A startup Nama.ai, sediada no Campus Google, emSãoPaulo, apresentou recentementeum softwarequepermite, garante a companhia, eliminar as centrais de atendimento por telefone. O cliente passa a conversar com o computador que simula uma conversa. Para colocar o software mais próximo da realidade de uma conversa, o programa conta com um tal de “machinelearning”, ou seja, conforme amáquina interage com os clientes, ela ar- mazenaquais respostassãomaiseficientesepromete fazer oexercíciodemelhoria de habilidades. Já pensou em conversar com ela? Precisando de dinheiro? A startup Nexoos, que intermedeia empréstimos para pe- quenas empresas, usa a tecnologia para avaliar o perfil do solicitante. A empresa avalia informações como a reputação e presença nas redes sociais. Também leva em consideração informações como o horário em que o cadastro foi feito e se a pessoa costuma visitar sites de apostas. Quermais: os empréstimos são feitos por pessoas físicas e jurídicas que querem investir valores consideráveis, a partir de R$ 10 mil. Os interessados podem fazer o cadastro no site e escolher para quais empresas querem dar crédito. Sua casa nova pode ser entregue peça por peça? Caso aceite, o projeto do Ma- ckenzie veio para construir uma casa popular montável com peças de madeira impressas em 3D. Não precisa nem usar pregos. O protótipo de um cômodo está exposto no pátio da universidade para avaliação de resistência sob as intempéries da natureza. De acordo com o Mackenzie, quando o projeto estiver finalizado, o objetivo é disponibilizar os arquivos de impressão na net de graça. Mudou ou nãomudou?As pessoas também acompanham a evolução domercado. Por isso, surgemgerações estigmatizadas em letras:GeraçãoX,Y, Z, ou atémesmo millennials - que é apenas outramaneira para se referir ao grupo Y, nascido entre os anos1980eo começodos anos2000.Agora vemaGeraçãoCenão temnadaa ver com aCoca-Cola.A nomenclatura se refere a conectado e coletivo.A tendência comportamental é a de se conectar, produzir conteúdo, de interagir, compartilhar, resolver imediatamente e estar sempre disponível, ativo, interessante. As relações viamídias sociais impulsionaramaorigemdaGeraçãoC.A vantageméque se trata de uma geração inclusiva, qualquer um pode entrar para a turma, desde que seu lema seja inovação e conexão. E comoficaa impressão?Poisbem, tenhoa impressãoque só temos aganhar com tudoque já foi citadonesteeditorial.Porémprecisamos saber seestamosdispostos a inovar e conectar nossas ideias aos outrosmeios adjacentes.Credibilidadehá.De sobra. Utilizado por 84% dos consumidores no processo de decisão de compra, o impressoéumadasmelhores formasdedivulgaçãodepreços,produtose serviços. A conclusãoédeumapesquisa realizadapelaPosigraf, em seis capitaisbrasileiras. Estudo semelhante feito no mercado dos Estados Unidos, pela Marketing Sherpa, aponta que 82% do público americano confia nas informações dos anúncios im- pressos quando decide comprar. A pesquisa da Posigraf teve por objetivo medir a importância dos anúncios impressos como ferra- menta que incentiva na hora da compra e envolveu um universo de quasemil consumidores das cida- desdeBeloHorizonte (MG),RiodeJaneiro (RJ),São Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS); homens emulheres de18a60anos.O levantamento mostrou que 66% dos entrevistados foram até a loja após ver a propaganda nessemeio de comunicação que, por sua vez, influenciou 61% a realizarem a compra. O estudomostrou que omaior índice de confiança nomeio digital ficou com as ferramentas de busca, como Google e Bing: 61%. Chama a atenção o fato de que nenhum outro tipo de publicidade digital conseguiu índice acima de 50%, ou seja, osmeios causam mais desconfiança do que confiança na qualidade das informações publicitárias. Há um verdadeiro pluralismo informativo que acaba sendovital paraanossa indústria.Éahoracertapara acabar com o discurso único. Enfim,mas não o fim, emqual geraçãopretendeencaixar a suaempresa? Saudações GRAPHPRINTENSES! Fábio Sabbag

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