Revista Graphprint - Edição 173

DISTRIBUIÇÃODEPAPÉIS GRAPHPRINT JAN/FEV 17 44 Aentidadedeclasse, semfinseconômicos, foi fundadanoprimei- ro semestre de 2001 para apoiar as empresas que atuam no se- tor de distribuição de papel em todo país. As ações consolidadas visam fortalecer o setor. De acordo com a Andipa, os integrantes dessa cadeia de negócios reconhecem a importância dos distri- buidores como elo entre fabricantes e consumidores. E as tarefas não são simples: aAndipaprecisa estar atenta e lutar por objetivos comuns do setor, entre elas, o combate sistemático de desvio da finalidade do papel imune, a viabilização de informações estatísti- cas e demercado e ações permanentes buscando aproximação de temas que interessem ao setor, além de representar e defender os interessesdo setor juntoaosórgãosgovernamentaiseprivados. Para falarmais sobreessa trajetóriade15anos, convidamosVitor Paulo deAndrade, presidente do conselho diretor daAndipa. GRAPHPRINT - Nestes 15 anos, aAndipa presenciou grandes transformaçõesedeve ter convividocomalgumassentenças de morte do meio papel. Nesse sentido, como a associação contribuiu para o fortalecimento domeio impresso? Andrade - As transformações foram radicais nesses últimos 15 anos. A sociedade, o consumodopapel, omercadoemgeral, tudo mudoumuito. A queda nos volumes, a globalização e a especia- lização no âmbito dos fabricantes provocaram seleção dos parti- cipantes domercado de distribuição, eliminando distribuidores e tornandoomercadomaisconcentradoemais independente.Além disso, em determinados momentos, tivemos que conviver com a exacerbada fraude com papel imune, que, além da concorrência desleal, provocou um crescimento do número de “distribuidores” em busca de vantagens tributárias. Esse crescimento regrediu comas ações das autoridades tributárias que, comapoiodaAndi- paedemaisentidadesdo setor, criaramaDirf, oRecopi eaemba- lagem especial do papel imune. Especificamente sobre o fortalecimento do meio impresso, as ações são constantes e envolvem toda a cadeiadenegócios.Mas é principalmente através de sua luta por ummercado de papel livre e globalizado que a Andipa mais contribui, propiciando ao setor gráficoeseusmeios impressospapéiscombompreço,qua- lidadeevariedade.AAndipaapóia,ainda,desdeoseu lançamento, amais concreta e louvável iniciativa de promoção da comunica- ção impressa, que é a campanhaTwoSidesBrasil. Atentaaos valores da livre e leal concorrência COMA FIRMEMISSÃODEBUSCAR OPORTUNIDADESDEMERCADOE FORTALECER OSEGMENTODEDISTRIBUIÇÃO,A ASSOCIAÇÃONACIONALDOSDISTRIBUIDORES DEPAPÉIS (ANDIPA) COMPLETA 15ANOSDE EXISTÊNCIA.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=