Revista Graphprint - Edição 173

GRAPHPRINT JAN/FEV17 Distribuição dePapéis 45 GRAPHPRINT - Em 2016 quais foram as principais realiza- ções daAndipa? Andrade - Foi um ano difícil, que reforçou a importância da re- presentação coletiva. Em 2016, a Andipa aproximou-semais das questões de fiscalização, buscando, inclusive, medidas judiciais para coibir os excessos da Sefaz-SP, dando maior tranquilidade para os associados. GRAPHPRINT - Fale sobre os planos para 2017. Andrade - Para este ano, a associação vai manter sua atuação vigilante em prol de seu objetivo permanente, que se resume na valorização do distribuidor dentro da livre e leal concorrência. Ou seja, atuaremos no combate a quaisquer anormalidades que provoquem o desequilíbrio, que gerem vantagens indevidas, quer sejamde caráter tributário oude caráter concorrencial. GRAPHPRINT - Quantos associados aAndipa congrega atual- mente?Há perspectiva de alcançar novas empresas? Andrade - AAndipa nasceu da união de cinco empresas, che- gou a ter mais de 60 associadas e, hoje, reúne 22 distribuido- ras. O quadro associativo é retrato da transformação do setor no período. Atualmente a situação do mercado de distribuição é mais saudável e a associação está aberta às empresas que se enquadram ao rito de adesão e partilham os valores da livre e leal concorrência. GRAPHPRINT - O setor de distribuição de papel conquistou crescimento em 2016?Qual a expectativa para 2017? Andrade - O que podemos dizer, sem dúvida, é que 2016 foi um ano de adaptação, marcado pela redução nos volumes de negó- ciose redefiniçãoda fatiademercadodisponível paraosegmento de distribuição. Apesar de os volumes não serem aqueles a que estávamos acostumados no passado, a redefinição do mercado leva aos ajustes necessários para trabalharmos com rentabilida- de,condiçãoessencial paraasustentabilidadedosnegócioseque vinha sendo sacrificada. Com operações rentáveis e apostando que o governo consiga implantar as medidas necessárias para destravar a economia, o segmento de distribuição pode ter boas perspectivas para 2017. GRAPHPRINT -AAndipa acreditaque amídia impressa tende a retomar algunsmercados daqui em diante? Andrade - Acreditamosna convivênciadasmídias.Assim comoo rádio e a televisão, o impresso e o digital coexistirão. O consumo de papel vai continuar crescendo em alguns segmentos e pode cair, até estabilizar, em outros. Passada a novidade do digital, o impresso tem reforçado sua eficácia na comunicação. Podemos, por exemplo, ter tiragensmenores e uma variedademaior de pu- blicações direcionadas a públicos específicos, atuando de forma complementar com outrasmídias. GRAPHPRINT -As altas cargas tributárias continuam sendoo grande obstáculo empresarial? Andrade - As altas cargas tributárias e o cipoal jurídico inferni- zam todo empresariado brasileiro. Hoje muitas empresas estão mudando para o Paraguai, que tem regras claras e cargas tribu- tárias inferiores às praticadas no Brasil. Quem sabe, com a crise vivida pelos Estados, o momento não é propício para a reforma tributária? Em seus 15 anos de história, a associação deu voz ao segmento de distribuição de papel e hoje faz valer suamissão de defender os interesses dos distribuidores, buscando sempre a livre e leal concorrência, além de auxiliar os órgãos de fiscalização no com- bate a todo o tipo de fraude.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=