Revista Graphprint - Edição 177

TENDÊNCIAS GRAPHPRINT 177 24 Como será o ambiente de trabalho do futuro?As pessoas irão ao escritório em seus carros voadores? Robôs substituirão os seres humanosnospostosde trabalho?Foramcomessasdúvidasquea unidade de inteligênciaAdobe Digital Insights analisou 3milhões de menções em inglês, na internet (Twitter, blogs, fóruns), para saber o que as pessoas pensam sobre o assunto, resultando no levantamento Future ofWork. Dentreasprincipaisconstataçõesdapesquisa, osdadosmostram que, ao contrárioda crençapopular, amaioriadas pessoas afirma que os robôs estão ajudando no ambiente de trabalho ao realizar as atividades operacionais, oquedeixamais tempo livreparaque os colaboradores possam concentrar-se nas ações mais estraté- gicas e criativas. Ainda que algumas menções expressaram preocupação sobre como robôs e automação podem impactar negativamente o tra- balho, amaioria dos dadosmostra que as pessoas acreditam que essas tecnologiasproporcionameconomiade tempo (30%) eaná- lise de dados (25%). “Esse estudo daAdobe traz elementos quemostram que o receio de que máquinas podem fazer tudo sozinhas é muito menor em comparação aos benefícios que o avanço tecnológico já trouxe. Nessa união entre homem emáquina, os trabalhadores estão en- xergando que a tecnologia não substitui o lado estratégico e cria- tivo, que é essencialmente humano, e sim abrindo espaço para que deixemos de fazer operações repetitivas”, analisa Federico Grosso, vice-presidente daAdobe paraAmérica Latina. Futurodo trabalho PESQUISA FUTURE OFWORK, DAADOBE, MOSTRAOQUEAS PESSOASPENSAMSOBRE OTRABALHONO FUTURO O Future ofWork aponta também que até as áreasmais voltadas às ciências humanas são as que, recentemente, passaram a in- corporar grandes volumes de dados que ajudam na tomada de decisões: é o chamado PeopleAnalytics, que utiliza uma gama de informações relacionadas à pessoa paramelhorar todos os níveis de negócio de uma empresa. De acordo com o estudo daAdobe, RH (44%) eGestão (18%) lide- ram os tópicos de discussão sobre People Analytics. “A ideia de usar o analytics para recrutar,melhorar o gerenciamento, substi- tuir avaliações de desempenho emelhorar ambientes de trabalho éalgo inerenteao futurodo trabalho. Osdadosdisponíveisdevem ser usados não somente a serviço domarketing e para a perfor- mance do negócio, mas também internamente com os colabora- dores, que são os responsáveis por fazer a máquina funcionar”, afirmaGrosso. MOTIVAÇÕESDOS TRABALHADORES Com relaçãoaosdesejosdoscolaboradores, o levantamentomos- tra queflexibilidade é amotivação fundamental para os funcioná- rios. Podemos também vermais pessoas semovendo em direção a essa jornada flexível no tipo do contrato e caminhando para a “Gig Economy” (tipo demercado que contempla os trabalhos free lancers, em que as empresas contratam os trabalhadores para serviços pontuais e ficam isentas das obrigações da CLT, como número de horas trabalhadas), que teve três vezesmaismenções na comparação ano a ano.

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