Revista Graphprint - Edição 177

DISTRIBUIÇÃODEPAPÉIS GRAPHPRINT 177 26 Nas últimas décadas o mercado global vem passando por uma verdadeira revolução e o ambiente está cada vez mais competi- tivo. Fatores como preço e qualidade são relevantes, mas as or- ganizações precisam apresentar diferencial por meio do nível de serviço associado a seu negócio. Na prática é entregar amer- cadoria – neste caso, entenda-se, papel – certa, dentro do prazo exigido, a um custo reduzido. Definitivamente, a área de logística entra no jogo com destaque. É preciso envolver toda a cadeia de suprimentos, incluindo o processo de armazenamento, circulação e distribuição. Quando o gestor está atento a toda a cadeia de suprimentos é possível aumentar os ganhos. Empresas precisam entender que para atingir um nível superior de qualidade é necessário que haja capacitação e treinamento pessoal dos colaborados e da equipe envolvida. No Brasil são poucos os profissionais capacitados em logística, mas é preciso que o funcionário responsável por essa área tenha conhecimento suficiente sobre transporte, economia, armazenamento e distri- buição. É recomendável que pelo menos uma pessoa apresente estas características ou que o próprio dono do negócio desempe- nhe essa função. É impossível querer atender comagilidadeequalidadeosclientes sem investir em tecnologia. O uso de um software de gerencia- mento de vendas, entregas e estoque não é apenas uma obriga- ção. Controlar tudo na ponta do lápis já não suporta as operações executadaspelasempresas. Outroponto relevanteéentender que papel em estoque é dinheiro parado. Porém é preciso ter plane- jado que eventuais demandas podem surgir e que alguns itens serão necessários para atender ao pedido. Por isso, é importante queaempresaencontreumequilíbrioentre termuitomaterial em estoque e estar zerada. AMBIENTEDOSETOR Os ventos, pelo jeito, sopram a favor do segmento de papel e ce- lulose. A 36ª edição do Cenários Ibá, boletimmensal da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), mostrou que a produção de celulose cresceu 5,1% no primeiro quadrimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 6,32 milhões de toneladas fabricadas antea6,02milhões em2016. Jáno setor Logísticaapurada MERCADODEDISTRIBUIÇÃODEPAPELTEMDEESTARATENTOAOSDETALHESE INVESTIREM SERVIÇOSPODESERODIFERENCIALALMEJADO. de papel, o resultado positivo continua com as exportações, que atingiram um volume de 702 mil toneladas vendidas no período, alta de 1,9% em relação aomesmo período de 2016, quando fo- ramnegociadas 689mil toneladas. No primeiro quadrimestre de 2017, o volume de exportações de celulose alcançou 4,34 milhões de toneladas, crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram ex- portados 4,28milhões de toneladas. O segmento de papel regis- trou exportações de 702mil toneladas (+1,9%) e o de painéis de madeira alcançou amarca de 376milmetros cúbicos (+39,8%). De janeiro a abril de 2017, o setor registrou exportações no valor deUS$2,6bilhões, ainda1,7%abaixoem relaçãoaomesmoperí- odode2016; a celulosealcançouUS$1,87bilhão (-2,2%), opapel US$ 601milhões (-3,2%) e os painéis demadeiraUS$ 86milhões (+24,6%). Como resultado a balança comercial do setor registrou umsaldopositivodeUS$2,24bilhõesnosquatroprimeirosmeses do ano (-0,5% em relação a 2016). Mais de 44% da celulose exportada pelo Brasil tem como destino aChinaque representouuma receitadeUS$829milhões, um au- mento de 26,6% ao comparar os primeiros quatromeses de 2017 e 2016. Os países latino-americanos são os principais mercados dos segmentos de papel e painéis de madeira no período, com receitas de exportações de US$ 382 milhões (+10,4%) e US$ 48 milhões (+26,3%), respectivamente. A produção brasileira de celulose superou 6,3 milhões de tone- ladas, crescendo 5,1% no período de janeiro a abril de 2017 em relação a 2016; e a de papel registrou 3,4 milhões de toneladas (-1,7%). Nos primeiros quatromeses de2017, as vendas depapel no mercado interno alcançaram 1,69 milhão de toneladas, apre- sentandoumaquedade2,9%na comparação comomesmoperí- odo do ano passado; enquanto o segmento de painéis demadeira registrou 2,09milhões dem³ negociados (-0,8%). VISÃODEMERCADO Cristiane Bolaina, backseller consultora de papéis especiais da Antalis, diz que devido ao cenário político incerto que vivemos, o clima de apreensão no setor de distribuição é bem acentuado. “Porém, temos oprivilégiode trabalhar commarcasqueagregam

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