Revista Graphprint - Edição 177

GRAPHPRINT 177 Papéis Especiais 31 Já a Fedrigoni, que tem fábrica no Brasil, é responsável pela pro- dução de, aproximadamente, 22 mil toneladas de papel por ano, abastecendo aAmérica Latina ediversos países do restodomun- do. Os produtos da Fedrigoni Brasil Papéis englobam asmais di- versasnecessidadesdeseusclientes.Aempresadispõedepapéis coloridos, com texturas diferenciadas e efeitos especiais. “Com incremento das linhas F Card e F Bond, direcionadas para o alto consumo,eoesforçodevendadanossa redededistribuição, com 21 canais comerciais, estamos com um bom crescimento no vo- lume. Somando a este crescimento, também podemos considerar o já recorrente bom desempenho das linhas especiais. Papel es- pecial é algo que foge do senso comum, traz inovação, qualidade perceptível e, acimade tudo, diferencial parao trabalho realizado. Quandoumprojeto é executado comumpapel especial, omesmo ganha destaque em comparação a outros produtos considerados comuns”, fala Gustavo Silva, gerente de Marketing & Comercial Brasil da Fedrigoni. Daniel Grassiotto, gerente comercial da Filiperson, observa que vivemos hoje em um mundo em constante transformação e é preciso entender as necessidades do mercado e suas carências quemudamsempréviosavisos. “Asespecialidadesempapel vêm ganhando importância no cenário nacional, a exemplo do que já acontece no restante domundo desenvolvido. Um papel pode ser considerado especial por diferentes fatores, como por exemplo, sua textura, cor, espessura, sua indicação de printabilidade, apli- cação,entreoutros.Assim,ospapéisquediferemdoscomumente encontrados nomercado varejista, com aplicações genéricas, são os chamados especiais”, explica. PRONTOSPARAA IMPRESSÃO Características como gramatura, textura e formato influenciam diretamente no resultado final. Neste caminho é preciso alinhar expectativa dos designs e a realidade de produção das impres- soras. “AArjowiggins CreativePapers possui uma gama completa depapéisparaopúblicocriativo,disponível nomercadobrasileiro. Investimos em estudos de mercado para a criação de texturas e cores de nossos produtos, atendendo diferentes demandas, des- de os clássicos até os estilos mais ousados. Ser democrático no processo criativo é essencial, por isso não trabalhamos com ex- clusividade”, diz Sonia. AindanaopiniãodeSonia,háumacrescentedemandade impres- sõesde fotografias,desenhos,pinturasearteemgeral,empapéis de fibra de alta qualidade, em diferentes texturas e gramaturas. “Isso se dá pela crescente democratização da arte e pela enorme quantidade de imagens disponíveis nos meios digitais, que dão uma série de possibilidades ao mercado. Um ponto importante para esse tipo de impresso é a durabilidade da imagem. Por isso a combinação tinta e papel, ambos de alta qualidade, émuito im- portante. Os papéis criativos da Arjowiggins são utilizados nesse segmento, sobretudo o Superfine, para impressão em tecnologia HP Indigo”, completa a gerente comercial & marketing América Latina daArjowiggins. AArjowiggins ampliou sua gama disponível no Brasil nos últimos meses. Além das linhas Rives, Curious e Conqueror, há agora a li- nhaPop’Set,com22novascores,gramaturasdo120ao400g/m²,, todos coloridos na massa e com pH neutro. “Incluímos na gama tambéma linhaPop’SetMetálico, que sãopapéismetalizadosnas cores porcelana, dourado, aço e ébano, disponíveis nas gramatu- ras 120, 180 e 250g/m², fabricados especificamente para atender à demanda domercado local”, avisaSonia. Silva aposta na variedade: “É amelhor forma de expressar o por- tfólio da Fedrigoni Brasil Papéis. Um bom exemplo dessa ampla gama é a linha Color Plus. São 33 cores com gramaturas diver- sas, que trazem uma infinidade de opções para enriquecer o mercado gráfico. O segmento de fine art no Brasil demonstra um crescimento significativo nos últimos anos. Em resposta a esse Daniel Grassiotto,gerentecomercial daFiliperson: “As especialidades em papel vêm ganhando importância no cenário nacional, a exemplo do que já acontece no restante domundo desenvolvido. Um papel pode ser considerado especial por diferentes fatores, como por exemplo, sua textura, cor, espessura, sua indicação de printabilidade, aplicação, entre outros.Assim, os papéis que diferem dos comumente encontrados nomercado varejista, com aplicações genéricas, são os chamados especiais”, explica.

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