Revista Graphprint - Edição 177

Entrevista GRAPHPRINT 177 8 Os canais digitais permitem rastrear as respostas dos clien- tes (incluindo o uso de URLS ou QR Code contidos nasmalas diretas impressas). Assim é possível mensurar resultados e calcular o ROI das campanhas de comunicação. Esses dados podem ser usados entãopara impulsionar um ciclodedesen- volvimento e refinamento contínuos da estratégia demarke- tingda empresa. Como as gráficas podem produzir transmídia? Embora o e-mail e outros canais digitais possam parecer ser amaneiramais fácil e barata de personalizar as campanhas, os impressosoferecem inúmeras vantagens: transmitemuma imagem de qualidade, durammais, atingem todos os públi- cos-alvo e resolvem o acúmulo de itens digitais com que o cliente tem de lidar. Os impressos também apresentam taxas de penetração altas – 91% dasmalas diretas são abertas, de acordo comum estudo conduzido pelaUKRoyal Mail. As empresas corporativas estãoembuscadeajudadasgráfi- cas para seumarketingmulticanal. Um estudo da InfoTrends de2012sugeriuquemaisde45%dosprofissionaisdemarke- ting achavam importante que seus fornecedores de serviços de impressãooferecessemmarketingmulticanal integrado, e, em 2015, um estudo descobriu que dois terços estavam em busca de ajuda estratégica nas comunicações com os clien- tes, incluindo documentos transacionais. Embora o trabalho com os canais digitais de transmídia no início possa ser totalmente novo para as gráficas, elas têm uma vantagem importantíssima nesse setor: são especialis- tas em impressãoe jápossuemos equipamentos eos conhe- cimentos necessários. Ferramentas de produção de transmí- dia completas e integradas, como a EFI DirectSmile, capacita a gráfica a planejar, criar, executar, gerenciar e analisar, de maneira fácil, campanhas commalas diretas impressas com QR Code, imagens personalizadas, e-mails, mensagens SMS, páginas daweb estáticas e personalizadas para computado- res desktop e dispositivosmóveis. Napráticaéogerenciamentodedadosqueprecisa funcio- nar de formapragmática resultandoem valor agregado? Ao entrar nesse negócio, as gráficas que já têm experiência com correspondência personalizada terão ultrapassado uma das maiores barreiras: a oferta de transmídia, que é a capa- cidade de compreender e trabalhar com dados e bancos de dados. Os mesmos princípios são usados para produzir co- municações de transmídia, portanto, embora possa haver no- vossoftwaresdegerenciamentodecampanhasouproduções disponíveis no mercado, os conceitos já serão familiares. As ferramentas iniciais na área de transmídia podem ser bem simples, como a adição de pURLs ou QR Codes àsmalas di- retas, conforme indicado nos exemplos já citados. Projetos mais complexos tambémpodem ser desenvolvidos àmedida que a gráfica ganha experiência. Adicionar serviços de transmídia ao portfólio é uma manei- ra de as gráficas especializadas emmalas diretas estreita- rem ainda mais seu relacionamento com os clientes, além de aumentar suas margens de lucro, movendo a cadeia de produção para um patamar elevado, demodo a produzir im- pressõesdequalidademaisalta.Tambéméumaboamaneira de expandir os negócios. De acordo com um estudo da Info- Trends, metade das gráficas que se tornaram fornecedores de serviços de marketing relataram um crescimento anual excedente a 20%. “Adicionar serviços de transmídia ao portfólio é umamaneira de as gráficas especializadas emmalas diretas estreitarem aindamais seu relacionamento com os clientes, além de aumentar suasmargens de lucro,movendo a cadeia de produção para um patamar elevado, demodo a produzir impressões de qualidademais alta.”

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