Revista Graphprint - Edição 177

GRAPHPRINT 177 7 Entrevista Fale sobre os novos caminhos neste mundo rodeado de informações rápidas e pontuais? As gráficas de mala direta precisam oferecer aos clientes serviços de transmídia. Essa afirmação amedronta alguns profissionais, pois dá a impressão que se trata de algo novo, inatingível e totalmente fora de sua zona de conforto. No en- tanto, essa é uma oportunidade de negócio que precisa ser pesquisadaa fundo.Alémdisso,seagráfica jáestá imprimin- domalas diretas comdados variáveis, o conceitoda transmí- dia não será tão difícil. O que é omarketing de transmídia? A transmídia é uma forma de marketing direto que combi- na vários canais, comomala direta, e-mail, mensagens SMS (texto),websites,appsmóveisemídiasocial. Pormanter uma identidade visual e um diálogo uniforme em todos eles, a transmídiaéuma ferramentamuitoeficienteparapromover o envolvimento das empresas com seus clientes. Um exemplo simples de transmídia é uma peça de mala di- reta padrão que inclui uma URL pessoal (pURL), que o desti- natário damala direta pode digitar emumnavegador daweb ou clicar em um QR Code para ver uma página de conver- são (landing page) personalizada. Essa campanha usa ape- nas dois canais, impressos e aweb. Esse exemplo pode ser implantado para vários usos: registro de eventos, pesquisas, limpeza de banco de dados, entre outros. Um exemplo mais sofisticado também poderia incluir o uso doQRCodenamaladireta impressapara levar odestinatário direto para umwebsite preparado para visualização em dis- positivosmóveis. Dessa formaessesdispositivospermitiriam um terceiro canal. O uso de vários canais aumenta o alcance da campanha, já queutilizaosmeiospreferidospelosclientesparacomunicar- -se, aumentando a probabilidade de os destinatários respon- derem a uma call to action (chamada para ação). A transmí- dia tambémaumentaasoportunidadesdeenvolvimento, pois oferece tipos diferentes de mídia, como vídeo ou visualiza- ções interativas em 360 graus do produto, além de conteúdo estático emumamala direta impressa. Falamos diretamente no aumento na taxa de respostas? Talvez o resultado mais importante do uso de vários canais seja a obtenção de taxas de resposta significativamente maiores em comparação a qualquer outro canal, conside- rando seu desempenho isolado. Há evidências substanciais de que, ao incluir uma peça impressa em uma campanha de marketing, você pode aumentar de forma significativa a taxa de resposta. De acordo com um estudo daAdobe, as empre- sas que trabalham com um componente de mala direta em sua campanha para captar mais clientes com potencial de vendas, ou adquirir novos clientes, relataram um aumento de 12% nas respostas em comparação aos resultados de cam- panhas com apenas e-mails. Quantomais canais sãousados,maior éonúmerode respos- tas: segundo a InfoTrends, umamala direta aliada a uma pá- gina de conversão (landing page) daweb ou e-mail pode au- mentar as taxas de resposta em 27%. No caso de ter tanto a páginadawebquantooe-mail,alémdamaladireta,aumenta essas taxas em 37%. E adicionar marketingmóvel além das outras opções gera um aumento de 45% nas taxas. Uma em- presa de marketing direto do Reino Unido, que realizou uma campanhade transmídiaparaeducar seusclientesaangariar fundos para diversas entidades filantrópicas, conseguiu uma taxa de resposta de 53%. Outro aspecto importante da transmídia é a personalização. Inúmerosestudosconfirmaramqueosconsumidores respon- dem commais rapidez às comunicações que são adaptadas à sua situação, às suas necessidades ou aos seus desejos específicos do que a uma publicidade genérica. Dependendo do setor, as campanhas personalizadas podemmostrar de- sempenho superior às campanhas estáticas em um fator de até 10. Alémdisso,a transmídiaémuitomaisdoqueumamaladireta vinculada a páginas da web, e-mail oumensagens de texto. “Há evidências substanciais de que, ao incluir uma peça impressa em uma campanha de marketing, você pode aumentar de forma significativa a taxa de resposta.” “Outro aspecto importante da transmídia é a personalização. Inúmeros estudos confirmaram que os consumidores respondem commais rapidez às comunicações que são adaptadas à sua situação, às suas necessidades ou aos seus desejos específicos do que a uma publicidade genérica.”

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