Revista Graphprint - Edição 179

Adesivos GRAPHPRINT SETEMBRO 17 18 A HB Fuller assinou um acordo para aquisição da companhia de adesivos industriais Adecol. Sediada em Guarulhos (SP), a Adecol gerou cerca de US$ 40 milhões em receitas no ano fiscal de 2016. A HB Fuller concordou em pagar o equivalente a oito vezes o EBITDA de 2016 pelo negócio. “Com essa aquisição, aprimoraremos ainda mais nossos negócios no Brasil ao fazer parceria com clientes para produzir novos e melhores bens de consumo e duráveis nesta região dinâmica”, afirma Jim Owens, presidente e CEO da HB Fuller. “A HB Fuller tem um foco estratégico em ampliar sua presença em mercados emer- gentes e a equipe da Adecol conta com conhecimento profundo do mercado latino- -americano e capacidades locais de manufatura, que nos permitirão fazer uma par- ceria mais próxima com os clientes e crescer no país e em toda a América Latina. Estamos ansiosos em dar boas-vindas aos funcionários da Adecol.” A HB Fuller espera concluir a transação nos próximos 30 a 60 dias. Fasson S0290 e o S692N, que combina- dos com frontais filmes oferecem superior desempenho em aplicações de cuidados pessoais e bebidas, potencializando o apelo em gôndola dos produtos”, informa Renato Rafael, gerente de Produtos Brasil da Avery Dennison. Como novidade, a empresa vem com uma geração de adesivo acrílico para filmes, denominada Fasson S0290. A novidade substitui o S0270 com diferenciais que trazem benefícios em conversão, rotula- gem e apelo em gôndola. Algumas de suas características o creden- ciam a vencer as aplicações mais desafia- doras, especialmente em mercados como cuidados pessoais e bebidas. “É um ade- sivo com excelente transparência, ideal para aplicações ‘no label look’ e superior resistência ao esbranquiçamento quando o rótulo está em contato com a água. Em contato prolongado com a água, o adesivo mantém seu ótimo nível de transparência e apresenta excelente coesão, evitando problemas de sangramento do adesivo. Há ainda uma ótima adesão em diversos substratos, incluindo polietileno de alta densidade”, detalha Rafael. Com a proposta de agregar valor aos produtos e ao negócio de seus clientes diretos (convertedores) e indiretos (end users), a Avery Dennison lançou a Série Especialidades, com materiais autoade- sivos, que tem forte apelo visual e alta funcionalidade. A Série reúne portfólios especiais direcionados para alguns mer- cados: Identificação e logística, promoção e varejo, proteção de marcas e seguran- ça, removíveis e resseláveis, produtos farmacêuticos e sustentabilidade. “Esses portfólios reforçam a expertise da Avery Dennison em desenvolver materiais para as aplicações mais desafiadoras do mer- cado, sempre com o objetivo de criar so- luções vencedoras para os clientes dire- tos e indiretos e oferecer o melhor para o consumidor final”, afirma Rafael. SEGMENTOS Para editorial, a Avery Dennison coloca em destaque as folhas autoadesivas Fasson Fineprint, com frontal papel semibrilho, que possui alto nível de brancura e excelente printabilidade, valorizando imagens e co- res. Para aplicações que demandam uma aparência fosca, há a linha Fasson Allprint. “Todos os produtos em folhas da Avery Dennison são combinados com adesivos que atendem desde as aplicações para propósitos gerais, como promocionais, até aplicações mais específicas, como super- fícies irregulares”, garante o gerente de Produtos Brasil da Avery Dennison. Ainda de acordo com Rafael, para a indús- tria de embalagem não há uma recomen- dação geral, pois a indicação do adesivo ideal depende da aplicação e do substrato. “Porém podemos destacar algumas ten- dências, tais como materiais autoadesi- vos que proporcionam um visual ‘no label look’; materiais que oferecem maior prati- cidade de uso de produtos e embalagens. Menos é mais: demanda cada vez maior por materiais que geram menor impacto ambiental”, detecta, acrescentando que a empresa oferece opções de produtos em rolos e em folhas com frontal já tratados, para impressão digital em equipamentos HP Indigo. Além disso, temos um amplo portfólio para impressão inkjet”, encerra. HB FULLER FAZ ACORDO PARA COMPRAR A ADECOL Jim Owens, presidente e CEO da HB Fuller, Ana Júlia Kiss, diretora industrial da Adecol, Alexandre Kiss Segundo, diretor comercial da Adecol, e Steve Kenny, vice-presidente de mercados emergentes. Foto:Carol Soares

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=