Revista Graphprint - Edição 179

GRAPHPRINT SETEMBRO 17 Adesivos 17 de economia e estatísticas da Abiquim junto a empresas. O documento foi ela- borado com a Comissão Setorial de Colas, Adesivos e Selantes da associação, que se dedica a analisar os comportamentos do mercado e como tornar a indústria na- cional mais competitiva. FORNECEDORES Fundada em 1876, a Henkel tem uma história de mais de 140 anos e em 2016 declarou vendas de € 18,7 bilhões e lucro operacional ajustado de € 3,2 bilhões. A empresa emprega mais de 50 mil pesso- as e no dia 9 de julho de 2017 chegou ao período de 5 mil dias sem acidentes com afastamento em sua unidade de JundiaI (SP). Especificamente para a indústria gráfica, a multinacional aposta no Tech- nomelt PUR 960, uma solução que garan- te cura rápida e máximo tack inicial. “Os adesivos à base de poliuretano, por exem- plo, são os mais demandados pelo gover- no para livro escolar. A empresa inves- tiu R$15 milhões em novas linhas para adesivos poliuretanos na nossa planta de Jundiaí (SP) em 2013, incrementan- do nossa capacidade de produção. Esse foi o segundo maior investimento da empresa na área de adesivos no mundo todo”, avisa Miguel Angel Perez, gerente de adesivos industriais da Henkel para América do Sul. Com relação à demanda por impressão digital, Perez avalia que no Brasil a de- manda ainda é tímida. “No entanto, como na Europa e nos Estados Unidos, o mer- cado de impressão digital é mais popular; já oferecemos um portfólio de adesivos diferenciados para impressão digital. Os adesivos da Henkel voltados para essa especialidade têm alta estabilidade tér- mica e uma viscosidade constante mes- mo após várias ou prolongadas operações de aquecimento. Eles também podem ser usados com diferentes tipos de papel. Os adesivos ainda são utilizados em máqui- nas encadernadoras muito pequenas e lentas, como aquelas comumente usadas por fornecedores de impressão sob de- manda. A variedade do portfólio da Henkel se estende desde colagem de lombada e colagem lateral até a montagem de cai- xas, encaixotamento e acabamento espe- cial para a capa do livro”, esmiúça Perez. CAMINHOS DA INOVAÇÃO Em 2016, a Henkel começou uma parce- ria muito focada e especializada com o distribuidor Garciquimica, que consegue atender a clientes de maior especialidade e de maneira customizada e flexível. “As- sim melhoramos o serviço e o acompa- nhamento técnico da nossa marca. Gar- ciquimica é nosso distribuidor premium especializado para o setor gráfico. Ainda em 2016, fizemos uma parceria com a Tetra Pak, que foi muito produtiva. Desen- volvemos em conjunto o novo Tetra Pak TrayFix, um adesivo hot melt à base de poliolefina amorfa, de alta qualidade, para embalagens secundárias. O novo produto oferece redução de consumo na aplicação superior a 25% e alta estabilidade térmi- ca. Além disso, o adesivo reduz a neces- sidade de limpeza das bombas, manguei- ras, filtros e bicos dos equipamentos e aumenta a durabilidade dos componentes aplicadores, possibilitando o incremento do volume da produção. O Tetra Pak Tray Fix é indicado para máquinas de baixa e alta velocidade”, destaca Perez. Ainda na visão do gerente de adesivos in- dustriais da Henkel para América do Sul, atualmente os maiores desafios da indús- tria gráfica concentram-se na utilização de adesivos adequados e na detecção em tempo hábil de falhas no processo de encadernação. Nos últimos anos, a tecno- logia hot melt tem evoluído com o surgi- mento de formulações mais eficientes do ponto de vista de consumo energético e velocidade de aplicação. “Além de tornar o processo mais sustentável, fornece re- sistência e flexibilidade aos impressos, é livre de solventes e tem melhorado com a introdução de novas matérias-primas, que o deixa ainda mais versátil e apto a en- carar os desafios de aplicações em novos segmentos”, garante. Já a Avery Dennison fornece no Brasil produtos com adesivo base borracha (hot melt) e acrílico. Entre as opções com adesivo borracha a companhia destaca a linha Fasson S2045N, um adesivo para propósitos gerais com ampla utilização em alimentos e etiquetas para informa- ção variável, e a linha Fasson C2075 para temperaturas refrigeradas. “Entre os acrílicos, destacamos os recém-lançados Renato Rafael, gerente de Produtos Brasil da Avery Dennison: “Entre os acrílicos, destacamos os recém-lançados Fasson S0290 e o S692N, que combinados com frontais filmes oferecem superior desempenho em aplicações de cuidados pessoais e bebidas, potencializando o apelo em gôndola dos produtos.”

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