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Papéis Especiais
GRAPHPRINT JUN/09
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VSP
Márcia: Nós ainda fazemos um grande esforço para divulgar os
papéis e acreditamos que a disseminação da informação é a cha­
ve para aumentar a cultura de utilização de papéis finos. Por esse
motivo, temos uma pessoa dedicada a fazer visitas a agências de
publicidade, designers e gráficas e ainda mantemos uma linha de
comunicação constante com os clientes, informando-os sempre que
temos novidades. O mercado já está mais aberto a utilizar papéis
diferentes e a grande variedade de produtos atualmente nesse seg­
mento permite atender a diversas faixas de orçamentos e diversos
estilos. Temos consciência de que esse mercado cresce muito len­
tamente, mas apostamos sempre no crescimento da demanda de
produtos diferenciados.
Diamond
Yara: Esse crescimento é exponencial a partir da implantação de indús­
trias no Brasil, como é o caso da Diamond Papers, que pode gerar garan­
tia de fornecimento local em mais de 140 cores de papéis perolizados,
aptos para todos os tipos de impressões e utilizações. A prova disso é que
ampliamos nosso parque gráfico em três vezes. A disponibilidade local,
agregada a lançamentos bimestrais e preços competitivos, transmite ao
mercado a segurança necessária para maior utilização dos papéis espe­
ciais diferentemente dos papéis importados.
Fine Papers
Tatiane: O mercado nacional está descobrindo cada vez mais a força dos
papéis especiais na comunicação. Com a globalização, ainda há a exigên­
cia internacional e já há a presença de multinacionais que importam essa
necessidade para cá. Nesse processo, agregamos serviços e mídias que
proporcionem a troca de ideias e soluções em suas aplicações.
MD Papéis
Francine: O Brasil, se comparado a outros países, ainda consome pouco
papel em geral; por isso tem ótimo potencial de crescimento. Por se tratar
de um produto de maior valor com relação aos papéis comuns, o consumo
de papel especial ainda é pequeno. Divulgar seus benefícios, qualidades e
diferenciais é uma maneira de estimular seu consumo.
Suzano
Canela: A inovação é a grande chave para a evolução do mercado de papéis
especiais, assim como uma comunicação centrada num público específico.
A Suzano busca acompanhar as necessidades do seu público consumidor
no que diz respeito a uma exigência crescente por mais qualidade na hora
de imprimir, produtos focados num nicho de mercado e maior preocupação
com questões socioambientais. A maturidade e estabilidade econômica do
mercado impulsionam o consumo de papéis especiais e nesse sentido o
Brasil está em evolução no consumo de papéis especiais.
APP
Para o segundo semestre de 2009, a APP pretende manter o nível de cres­
cimento e encerrar 2009 com um volume de vendas 20% superior a 2008.
Além de contar com uma aceleração natural do mercado no segundo se­
mestre, a empresa expandirá sua atuação em novos mercados, como o de
papéis para impressão digital – utilizados em impressos personalizados e
de pequenas tiragens – e na linha tissue (papéis para fins higiênicos).
No segmento de impressão digital, a APP irá estreitar sua relação com
gráficas digitais e birôs especializados em pequenas tiragens e alto pa­
drão para a comercialização do produto Nevia Digital Art Paper, que já vem
de fábrica com qualidade e corte ideal para impressoras digitais. “É um
segmento promissor, e a APP é a única a fornecer um papel especialmen­
te produzido para esse tipo de impressora no mercado brasileiro. Além
disso, a empresa obteve a chancela de algumas das principais fornecedo­
ras dessa tecnologia de impressão, como Xerox e HP”, diz Ferreira.
Já no segmento de tissue (produtos como guardanapos, papéis toalha,
Lançamentos e destaques
papéis higiênicos e lenços), a APP passa a atuar oferecendo sua linha
de produtos em bobinas, para serem transformados e comercializados
pelas indústrias locais com suas próprias marcas. “Entendemos que os
produtores locais têm dificuldade em incrementar sua produção de for­
ma economicamente viável e em equilíbrio com a demanda, o que torna
esse crescimento uma tarefa árdua. Portanto, importar esses produtos
prontos da APP se torna uma solução viável e benéfica para o mercado”,
completa.
Arjowiggins
Destaque: “Podemos destacar duas linhas em especial que tiveram um
excelente crescimento em 2008: Color Plus Metálico, papéis com a su­
perfície metalizada, e Rives com texturas diferenciadas, uma linha muito
sofisticada. Existem lançamentos previstos para o segundo semestre,
mas não podemos falar, pois tiraria o impacto deles”, explicam Cytnhia
e Dutton.