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GRAPHPRINT JUL/09
Vernizes Gráficos
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mento de produtos que acompanham a extraordinária evo-
lução surgida na fabricação de embalagens semi-rígidas na
área de offset. Hoje atua também em outras áreas: vernizes à
base de água para pisos frios e de madeira, colas à base de
água, colas PU, massa para calafetar, emulsões de silicone,
vernizes para grampos, entre outras.
Já nasceu diferente
Com quadro societário composto por três profissionais, Flávio
de Castro, Márcio Bertossi e Heinz Wimber, gerente admins-
trativo, a Heliocolor, por meio de seus fundadores, apostara
na produção específica de verniz. “Na época era novidade; a
primeira empresa especializada nessse mercado foi a Helio-
color. Tínhamos empresas de tintas que fabricavam vernizes
de sobreimpressão base água, mas a empresa que começou
exclusivamente com esse produto foi a Heliocolor. Fomos nós
que tivemos coragem de apostar num nicho que podia dar
certo”, lembra Wimber.
E deu: “Tecnicamente falando, embora pareçam muito liga-
dos, a tinta e o verniz são produtos distintos. A natureza do
verniz é promover brilho e resistência ao atrito e proteger a
embalagem. Acaba sendo um insumo completamente dife-
rente do que é a tinta, que na verdade marca ou demonstra
o que tem dentro da embalagem. São tipos diferentes e o
próprio sistema de aplicação é diferente. O verniz é impresso
num sistema tipo flexográfico e a tinta é um sistema offset.
Quando este tipo de verniz chegou à gráfica os alemães con-
seguiram fazer máquinas que imprimiam em linha. Depois
da passagem da impressão offset plana para as rotativas,
acredito que a maior novidade que apareceu foi a introdução
de uma mecanismo de aplicação de verniz sobre a tinta que a seca imediatamente. Con-
sequentemente, as gráficas conseguiram melhorar o impresso e ganharam velocidade”,
conta Bertossi.
Por ter um ideal diferente e um pioneirismo inicial, a fabricante de verniz gráfico, ano
após ano, registrou crescimento. “Crescemos desde sempre. Ultimamente é que divi-
dimos o mercado. Enquanto pioneiros no negócio crescemos, mas hoje temos outras
companhias importantes no setor que participam ativamente. A Heliocolor, além de ter
o verniz convencional, não em larga escala, adotou a especialidade. Hoje o nosso mer-
cado é a demanda especializada. Temos mais de 300 formulações de vernizes para
aplicações diferenciadas e são elas que nos diferenciam”, diz Castro.
Bertossi acrescenta: “Não podemos esquecer que a Heliocolor conseguiu fazer os pri-
meiros vernizes de altíssima resistência química e mecânica no mercado. Por exemplo,
nós fizemos trabalhos com o próprio usuário da embalagem, que é o cliente do nosso
cliente. Desenvolvemos também o primeiro verniz blister base água no Brasil.”
Flávio de Castro, gerente
de marketing, Márcio
Bertossi, gerente industrial,
e Heinz Wimber, gerente
administrativo).