Page 26 - 96

Basic HTML Version

INVESTIMENTOS
GRAPHPRINT ED. 96
26
No último dia 18 de novembro foi inaugurada, em Jundiaí, no in-
terior de São Paulo, a Arconvert Brasil, resultado da joint venture
feita pelos grupos Gafor e Fedrigoni no segundo semestre de 2008
para produzir autoadesivos para o mercado interno, além de ex-
portar para outros países da América do Sul. A fábrica é resulta-
do de investimentos de R$ 50 milhões, dos quais 40% vieram do
grupo brasileiro Gafor, e 60%, do italiano Fedrigoni. O objetivo do
empreendimento é conquistar 18% do mercado brasileiro.
O relacionamento entre as sócias da Arconvert Brasil começou há
cinco anos, com o início da representação dos filmes e papéis au-
toadesivos da marca no mercado brasileiro e argentino pela Gafor
Distribuidora, empresa do Grupo Gafor que atua comercializando e
distribuindo insumos industriais, como diluentes e solventes para
os segmentos de tintas, adesivos, silicones, borrachas, agroquími-
cos, têxteis, limpeza industrial, couro e tratamento de efluentes.
Já o Grupo Fedrigoni, de origem italiana, tem 290 anos de existên-
cia e é um dos maiores na Europa em papéis especiais. Conta com
fábricas na Itália e na Espanha e a Arconvert Brasil é a primeira
unidade fabril do grupo fora do continente europeu.
A decisão de abrir uma fábrica para autoadesivos no Brasil veio
com o crescimento do mercado local para esse tipo de produto.
“Decidimos por construir uma fábrica, em vez de comprar uma
estrutura já existente pelo fato de considerarmos importante ter-
mos o conhecimento de todos os processos e das máquinas. Além
disso, se somos os criadores de um projeto, podemos fazer insta-
lações que se adaptem perfeitamente a nossos objetivos e ainda
solicitarmos ao fabricante dos equipamentos que faça os ajustes
e adaptações necessários ao nosso trabalho”, revela Claudio Al-
fonsi, diretor e CEO da Fedrigoni Cartiere, holding que abrange o
grupo italiano.
Arconvert inicia atividades no Brasil
Nova fábrica tem capacidade de produzir
90 milhões de metros quadrados de
autoadesivos por ano e é resultado
de investimentos de R$ 50 milhões dos
grupos Gafor e Fedrigoni.