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Investimentos
GRAPHPRINT ED. 96
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nologia de última geração para a produção de papel siliconado.
Duas décadas depois, a participação somente no mercado italiano
atinge os 25%.
Em seu centro de produção de 50 mil metros quadrados, a indús-
tria fornece ao mercado um portfólio de sete linhas de produtos
(papel couchê, papel térmico, polipropileno, polietileno, poliéster,
vinil e especiais). Após passarem pelo processo de laminação, os
insumos são convertidos em rótulos de produtos industrializados,
etiquetas de identificação, marcação de preço e adesivos gráficos
promocionais. A matéria-prima é cortada nas dimensões e apre-
sentações requeridas pela indústria, o que minimiza custos e ne-
cessidade de capital de giro de seus clientes.
A Arconvert Itália detém 28% do mercado italiano de autoadesivos
e destina à exportação 55% de sua produção, constituída por sete
linhas de produtos. A indústria brasileira terá capacidade de fabri-
car toda a linha italiana, com a mais moderna tecnologia europeia,
mas num primeiro momento serão produzidas as cinco linhas de
maior demanda: papel couchê, papel térmico, transtérmico, filmes
de polipropileno e vinil. Outro ramo de atuação da Arconvert Bra-
sil será como provedora de soluções para segmentos específicos,
como o mercado de rótulos de vinhos e etiquetas de segurança,
contando para isso com a experiência do Grupo Fedrigoni.
Mercado crescente
O mercado de rotulagem tem forte potencial de crescimento no
Brasil, principalmente em razão da expansão do segmento de
bens de consumo e da demanda por embalagens com mais tec-
nologia agregada, maior apelo visual e conteúdo informativo. O
segmento que mais ganha espaço no País é o de autoadesivos,
que até 2008 vinha crescendo à taxa média de até 12% ao ano
para fazer frente à necessidade de modernização da indústria
brasileira. O consumo de rótulos e etiquetas é estimado em 40
bilhões de metros quadrados/ano em todo o mundo, dos quais 16
bilhões (ou seja, 40%) são autoadesivos, e cerca de 50% são papel
com cola. Na América do Sul os autoadesivos ainda representam
apenas 25% do total, e o papel com cola, 67%. No Brasil, os dois
maiores mercados de autoadesivos são os setores de cosméti-
cos/higiene pessoal e de limpeza do lar, que vêm conquistando
mais consumidores nas classes C, D e E. Ambos vêm adotando
embalagens mais sofisticadas, com maior conteúdo informativo,
durabilidade e recursos visuais mais atraentes.
“Há grandes oportunidades de crescimento do mercado de rotu-
lagem nos segmentos de bebidas e alimentos, farmacêutico e de
marcas próprias”, ressalta Restivo, pois apesar da desaceleração
da economia no último ano a Associação Brasileira da Indústria de
Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) estimou que
as vendas do setor cresceram 18% no primeiro semestre de 2009
no Brasil, em relação ao mesmo período de 2008. Com base nes-
ses resultados, a entidade prevê uma expansão média de até 11%
em 2009, o que já é um bom indicador do potencial do segmento
de autoadesivos.
De acordo com o diretor da Arconvert Brasil, embora a migração
para o processo de autoadesivo seja custosa para a indústria
numa primeira etapa, o retorno compensa o investimento. Entre as
razões, ele destaca a valorização visual do produto, a praticidade e
os ganhos em produtividade (baixo custo de manutenção, índices
mínimos de perdas, set-up reduzido e facilidade de adaptação em
linhas de envase) e em competitividade (custo total aplicado e fle-
xibilidade de número de reproduções).
O autoadesivo permite o uso de recursos como holografia, glitter,
metalização e texturização. Pode receber combinação de todos os
tipos de impressão e é a única solução para a criação de embala-
gens com transparência, muito usadas em rótulos de garrafas de
bebidas e etiquetas de cremes de beleza. É de fácil aplicação em
embalagens flexíveis e funcionais e também propicia a inserção
de maior quantidade de informação no rótulo ou etiqueta. Há ain-
da ganhos com a estocagem dos rolos de autoadesivo.
“A Arconvert Brasil tem como meta ser líder em qualidade e servi-
ço, oferecendo soluções inovadoras, de alta tecnologia e garantin-
do flexibilidade e agilidade na entrega”, completa Restivo.
Roberto Restivo, diretor da Arconvert: “Há grandes oportunidades de
crescimento do mercado de rotulagem nos segmentos de bebidas e
alimentos, farmacêutico e de marcas próprias”