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INDÚSTRIAS & NEGÓCIOS
GRAPHPRINT ABR/10
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A digitalização é um dos grandes saltos da humanidade a caminho
da otimização do tempo, principalmente na área administrativa.
Em vista disso, a Resolução Gráfica, localizada na cidade de Tau-
baté, no Vale do Paraíba, vem investindo para integrar todos os
processos da empresa, aumentando a produtividade e também a
confiabilidade.
Recentemente a gráfica adotou o sistema de faturamento Calgraf,
software de gestão administrativo que faz o envio da Nota Fiscal
Eletrônica (NF-e) diretamente para a Secretaria da Fazenda do Es-
tado de São Paulo (Sefaz).
A emissão das notas de forma eletrônica, além de economizar
tempo, trabalho e custos, contribui para a preservação do meio
ambiente, um dos focos da empresa, já que diminui a quantidade
de papel utilizado. Outros aspectos importantes são que a infor-
Resolução Gráfica investe em
automatização
GRáFICA VEm INVESTINDO PARA INTEGRAR
TODOS OS SEuS PROCESSOS, AumENTANDO A
PRODuTIVIDADE.
matização desse sistema garante ainda mais segurança das infor-
mações, bem como evita práticas de sonegação de impostos.
Além disso, de acordo com a Receita Federal, a utilização da Nota
Fiscal Eletrônica traz diversos benefícios aos clientes, como elimi-
nação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias,
planejamento de logística de entrega pela recepção antecipada da
informação da NF-e, redução de erros de escrituração e digitação
e incentivo ao uso de relacionamento eletrônico com fornecedo-
res.
mas apesar dos aspectos positivos, é importante que os clientes
estejam atentos ao informar os dados de faturamento, pois após
a emissão de uma NF-e ela não poderá mais ser alterada. “uma
vez emitida, a Nota Fiscal Eletrônica já entra direto no sistema da
Receita Federal. Por isso, as informações passadas pelos clientes,
inclusive referentes a faturamento, têm que estar corretas para
não haver nenhum tipo de problema”, ressalta Hélio Nascimento,
diretor de operações da Resolução Gráfica.
É importante lembrar também que, com a emissão da Nota Fiscal
Eletrônica, será gerada automaticamente a Nota Fiscal Paulista.
Cerca de 100 executivos, técnicos e profissionais das áreas de
custos, orçamentos, vendas e gestão da indústria gráfica e de
empresas de conversão participaram do seminário “Custos e
Formação de Preços – uma Questão Estratégica”, que a metrics
Sistemas de Informação organizou na última semana de fevereiro
em sua sede, em São Paulo.
Em virtude da grande procura pelo tema, o evento foi realizado em
Inconsistência na formação de preços
ESPECIAlISTAS PROPõEm FIm DO EmPIRISmO
NA APuRAçãO DOS CuSTOS E FORmAçãO
DE PREçOS NA INDÚSTRIA GRáFICA E DE
EmBAlAGEm.
duas seções (matutina e vespertina) e contou com exposições do
consultor e professor Thomaz Caspary, que é membro do Conselho
Consultor da ABTG, e do gerente comercial da metrics, Alexandre
Rodrigues.
Na abertura dos trabalhos, o diretor da metrics, Osmar Barbosa,
fez uma avaliação sobre a inconsistência dos modelos de forma-
ção de preços, ainda empíricos, que são empregados em grande
parte das empresas, e alertou para a necessidade de processos
capazes de revelar aspectos como custos indiretos e a contribui-
ção marginal de cada produto na apuração dos lucros no setor.
De acordo com Caspary, embora haja uma clara evolução em cur-
so nos modelos de gestão da indústria nacional do setor, ainda
é bastante comum a prática de definição dos custos a partir de