Page 53 - 98

Basic HTML Version

Indústrias & negócios
critérios pouco efetivos, como o cálculo baseado nos custos de
papel ou a fixação de valores, nem sempre muito precisos, de cus-
to hora-máquina, como base para a definição dos orçamentos.
“Ainda é bastante usual a fixação de variantes como custo por mi-
lheiro ou por hora de ocupação de máquina para se balizar o custo
e fixar o preço dos produtos, mas há muito tempo se sabe que
estes critérios são insuficientes para garantir valores compatíveis
com a competitividade e as expectativas concretas de lucrativida-
de em nossa área”, assinala o consultor.
Caspary comentou ainda os diversos sistemas de custos empre-
gados pela indústria – como é o caso do RKW – e falou sobre a
grande ampliação do número de empresas que estão adotando
modelos informatizados de gestão e seus impactos na produtivi-
dade destas empresas. Segundo ele, entretanto, as empresas ain-
da precisam disseminar a cultura da administração por métricas e
promover a integração entre áreas como vendas, orçamento, PCP
e a gestão financeira do negócio.
“Só através da tecnologia e de controles matemáticos em todas as
etapas será possível eliminar a desconexão entre estas diversas
áreas e acabar com as contradições que, muitas vezes, colocam
em pé de guerra as equipes de vendas e o pessoal de chão de
fábrica nas gráficas e convertedoras”, comentou o palestrante.
O gerente comercial Alexandre Rodrigues, apresentou aos participantes
a visão integrada da metrics em relação aos processos de formação de
preços a partir da articulação de informações de todas as fontes envolvi-
das na cadeia de produção do setor. Segundo ele, um dos benefícios dessa
tecnologia está exatamente em permitir a uniformidade dos processos e
a eliminação do elemento subjetivo na elaboração de dados. “Quando se
substituem os apontamentos manuais pela coleta digital de dados, direta-
mente das máquinas de produção, e em tempo real, o nível de consistência
dos cálculos aumenta substancialmente e se distribui por todo o processo,
possibilitando a emergência das métricas”, exemplifica Rodrigues.
O Seminário Custos e Formação de Preços - uma Questão Estratégica
integra a série de eventos Jornada Tecnológica Aprimore, que a metrics
organiza periodicamente para disseminar os novos paradigmas de gestão
entre empresas gráficas.