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Balanço
GRAPHPRINT ABR/10
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No tocante aos US$ 219,08 milhões exportados, apesar da queda
em quase todos os segmentos gráficos, os cartões acumularam
crescimento de 52,7% em relação a 2008 - com US$ 63,04 mi-
lhões. Este segmento já é o segundo da pauta da indústria gráfica,
seguindo-se ao de embalagens, com US$ 69 milhões exportados.
Cabe observar que a expansão das vendas externas de cartões
Inteligentes (“smart cards”) ocorreu em todos os meses de 2009.
As exportações brasileiras de produtos gráficos destinam-se prin-
cipalmente às nações das Américas.
O saldo comercial da indústria gráfica encerrou 2009 com déficit
de US$ 78,69 milhões. Isto representa melhora em relação a 2008,
cujo resultado foi de déficit de US$ 114,43 milhões. O saldo nega-
tivo recuou, portanto, 31,23%.
Investimentos
Com relação aos investimentos do setor gráfico em máquinas
e equipamentos, o volume acumulado entre janeiro e agosto
de 2009, de US$ 659,93 milhões, é 45,1% menor em relação
a igual período do ano anterior. Em 2008, aliás, verificou-se o
maior nível de investimentos do setor nos últimos cinco anos,
com US$1,82 bilhão.
Participação de cada Segmento
no Valor da Produção
SEGMENTOS
PESO %
EMBALAGENS
46,09
EDITORIAL
22,86
PROMOCIONAL E COMERCIAL
11,92
PRÉ-IMPRESSÃO, ACABAMENTO E
IMPRESSÃO EM MATERIAIS DIVERSOS
5,03
ETIQUETAS
4,27
CADERNOS
4,49
FORMULÁRIOS
3,00
CARTÕES
1,52
ENVELOPES
0,81
TOTAL
100,00
Fonte: IBGE - Elaboração: Decon/Abigraf
Multiverde Papéis Especiais:
crescimento estável
A Multiverde Papéis Especiais, indústria instalada em Mogi das
Cruzes (SP), fabricante de papéis especiais, vem se destacan-
do no mercado de papéis especiais. No ano de 2009, a empresa
produziu 21 mil toneladas destes papéis e, apesar das oscilações
na economia, conseguiu manter estável o volume de vendas em
relação ao ano anterior, superando em 1,5% o seu faturamento
comparativamente a 2008.
Esta performance se deve a mudanças importantes implemen-
tadas desde 2007, quando a fábrica, antes pertencente à VCP
(Votorantim Celulose e Papel) foi vendida. Dentre as novidades,
destacam-se os investimentos em novos produtos. A Multiverde
produz papéis decorativos e, desde 2008, fabrica também papéis
especiais para impressão, com alto valor agregado. Segundo Mar-
cus Vinicius de Melo, gerente comercial, “a adequação do mix de
produtos foi importante para a obtenção de resultados compatí-
veis com os investimentos realizados na aquisição da fábrica”.
Ele explica que no primeiro semestre de 2009 foi necessário flexi-
bilizar a produção em decorrência da retração econômica, contu-
do, a partir do segundo semestre, houve a retomada do ritmo dos
negócios, gerando resultados positivos.
Para 2010, a Multiverde tem como meta ampliar a produção, hoje
de 21 mil toneladas/ano, em 14%. Está nos planos da empresa
continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos
produtos, para atender às exigências e tendências do mercado
de impressos sofisticados. O ponto de partida dos lançamentos
de 2010 são as novas cores do papel Multiton, Verde Caetê e
Amarelo Aram, que também estão disponíveis nos papéis texturi-
zados que compõem as linhas Multiver (vergê) e Multitex (telado,
chapisco, casca de ovo e couro). Essas novas tonalidades estão
disponíveis para visualização no site www.multiverdepapeis.
com e podem ser solicitadas amostras pelo e-mail
.