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GIRO
GRAPHPRINT ABR/10
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A Suzano América reuniu os seus principais clientes americanos no Customer Advisory
Summit, que aconteceu na segunda semana de fevereiro, em Fort Lauderdable, na Flórida
(EUA).
Os Estados Unidos são destino de grande parte das exportações da Suzano e, por isso,
a empresa aposta em produtos premium, que permitam conquistar melhores posiciona-
mentos no mercado internacional, com oportunidades mais rentáveis, atuando em nichos
que priorizam papéis de altíssima qualidade e certificados FSC. “É um mercado de alto
potencial para a Suzano porque o consumo per capita americano é até dez vezes superior
ao brasileiro”, diz o gerente executivo de estratégia e marketing da Unidade de Papel da
Suzano, Adriano Canela.
Para o diretor executivo da Unidade de Negócio Papel, Carlos Aníbal, mais do que se apro-
ximar do mercado americano, reforçando a marca, seus valores e os benefícios de seus
produtos, esta é uma ótima ocasião que permite identificar as necessidades dos clientes
locais e oportunidades de inovação na linha de produtos ou nos serviços prestados, uma
vez que a Suzano oferece estoques avançados, serviços mais ágeis e apoio de assistência
técnica, assim como uma equipe comercial local dedicada a estes clientes.
Suzano realiza encontro com clientes
dos EUA
Além de ressaltar alguns produtos de destaque da linha de papéis da empresa, o
encontro também teve palestras sobre o mercado de papel e sustentabilidade.
“A Suzano América está ganhando cada
vez mais força e reconhecimento local. Em
eventos como esse, temos a oportunidade
de nos aproximar ainda mais de nossos
clientes e apresentar nossos diferenciais
competitivos relacionados aos produtos e
serviços oferecidos”, explica Aníbal.
As palestras não foram só sobre a em-
presa. Buscando agregar valor, o evento
contou com a presença de John Maine,
vice-presidente da Risi, que falou sobre
as tendências do mercado de papel, e
Ana Paula Tavares, vice-presidente da
Rainforest Alliance, importante entidade
ambiental responsável por fornecer a re-
conhecida certificação FSC.
60 anos de parceria
O sucesso da parceria entre Heidelberg e Polar se traduz em mais de 130 mil
guilhotinas vendidas pelos canais de distribuição da Heidelberg.
Em uma nota sobre a comemoração dos 60 anos de
parceria entre a Heidelberg e a Polar, Alfred Henschel,
da Polar, disse que essa é a ocasião perfeita para
agradecer à Heidelberg pela longa parceria e expres-
sar a sua gratidão a Bernhard Schreier, CEO mundial
da Heidelberg. Ele resume a relação entre as duas
empresas em uma sentença: “Essa conexão, basea-
da na parceria e amizade, é uma história de sucesso
econômico que sempre vai nos dar grande prazer.”
A história entre as duas empresas começa duran-
te a reforma monetária, em 1948. Em 1949, ano de
fundação da República Federal da Alemanha, o país
surpreendeu o mundo com o chamado “milagre eco-
nômico”, período esse marcado por planejamento, investimento e construção.
Na indústria gráfica o clima não estava diferente.
Nesta época, o responsável pelas vendas da Heidelberg, Nicolaus Reisinger e
a família Mohr, fundadora da Polar, eram amigos e essa amizade se expandiu
para uma relação comercial. Em 1949, Hubert Sternberg, diretor da Heidel-
berg na época, conheceu a empresa e ficou impressionado com a tecnologia
e a ampla gama de funções das máquinas de corte da Polar. Como já estava
à procura de um fornecedor para essa área com a intenção de ampliar seu
portfólio de produtos, Sternberg convidou os irmãos Rudolf e Karl Mohr para
trabalharem como parceiros da Heidelberg em todo o mundo.
Esse foi o início da grande colaboração entre as duas empresas, que continua
até hoje. Comprovando o sucesso dessa parceria, mais de 130 mil guilhotinas
foram vendidas pelos canais de distribuição da Heidelberg.