Equipamentos para ImpressãoDigital
GRAPHPRINT MAIO 16
40
Na linha inkjet a EFI lança as impressoras EFI
VUTEk FabriVU, que são equipamentos à base de
água para sinalização flexível, em dois tamanhos:
1,80m e 3,40m, com resolução de até 2.400dpi e
quatro níveis de impressão grayscale, gotas de 4pl
a 18pl. “A série EFI VUTEk FabriVU faz impressões
vibrantes em quatro cores, além de amplo gamut
de cores. Esta nova tecnologia foi desenvolvida
pela equipe EFI especialmente para produção de
bandeiras, banners e displays, com a possibilidade
de imprimir diretamente em tecido ou papel trans.
O equipamento ainda conta com uma estação de
limpeza automática do cabeçote e um sistema de
detecção de vinco que protege contra reparos cus-
tosos”, explicaRamos.
Iglesias explica que a Xerox não tem um equipa-
mento único que se destaca,mas sim algumas im-
pressoras: “A linha Nuvera, por exemplo, dentro da
impressão de produção emmatriz preto e branco,
é o carro-chefe no segmento de folhas soltas. Sem
dúvida nenhuma, é um equipamento consolidado e
que continua sendo até hoje uma das estrelas que
temosdentrodoportfólioXeroxdemáquinadepro-
dução. Dentro do segmento de impressão colorida,
a Xerox oferece equipamentos como a X700 e a
C75, que integram uma família demáquinas que já
rodam hámuito tempo. Lançamos recentemente a
Versant 80,queestáseconsolidandocadavezmais
como equipamentodemédioporte. Outrodestaque
na linha inkjet é aCompact”, enumera Iglesias.
EduardoSousa,gerentedemarketingdaAgfa,citaaJetiTauro,umsistemahí-
brido (mídia rígidaseflexíveis), roloa rolodeaté2,5mde largurae32cabeças
de impressão Ricoh Gen5 (7 pl). “Já a Jeti Mira vem como a nova impressora
Flatbed, cama plana, da Jeti. Trata-se de um equipamento versátil, até 206m²
/ horae registroperfeitocom impressão frenteeverso.Atuacom6coresmais
branco ou verniz; 6 zonas de vácuo; e 2modelos ( mesas de 1,6m x 2,69m e
3,2m x 2,69m) com alta definição (7pl) e texto de até 4pts”, explicaSousa.
Vidal observa que atualmente o carro-chefe da empresa chama-se Linoprint,
um equipamento de impressão digital a laser, que a partir da Drupa passará
a se chamar Versafire. “A Versafire terá duas versões. A Versafire CV, é um
equipamento de grande versatilidade em termos demídias e substratos, que
ofereceapossibilidadede impressãodeumaquintacor. Nessesistemaépos-
sível imprimir com altíssima qualidade e com a flexibilidade de se imprimir
emmídias sintéticas, alémdoprópriopapel e cartão, e isso comaplicaçãoem
uma única passagem, de um branco opaco ou um toner clear (tipo de verniz),
fazendocomqueoequipamentopossaoferecer valor agregadomuitoalémdo
trabalhoquatro cores tradicional domercadode impressãodigital”, falaVidal.
Para as empresas que têm um volume alto demicro ou pequenas tiragens, a
Heidelberg lançou omodeloVersafireCP. “O equipamento apresenta caracte-
rísticas de altíssima produtividade com velocidade de até 130 páginasA4 por
minutoepossibilidadede imprimir em substratosdeaté400g/m².Alémdisso,
os dois modelos apresentam a possibilidade de impressão em um formato
bastante diferenciado nestemercado, que é o de 33 x 70cm. Nesta Drupa, a
Heidelberg, inclusive, estará celebrando a instalação da milésima Linoprint
(Versafire), commodelo comemorativo alusivo a essemomento”, avisaVidal.
A HP, na América Latina, tem um destaque especial para a HP Indigo série 4
que fora lançada na últimaDrupa. “Essas impressoras representam a expres-
sãodenossosistemaconhecidode impressãobaseadonaHPElectro Ink,mas
já no formato demeia folha. Temos novidades em três fronts: a tecnologia já
consagrada da HP Electro Ink está ainda melhor com uma série de melho-
rias revolucionárias; aprimoramosalgunsdosnossosmodelosde impressoras
maisvendidos,efinalmenteagregamosnovas impressorasaessa famíliapara
proporcionarmais alternativas aos nossos clientes, cada vezmais adequadas
para suas necessidades específicas”, explicaCristo.
Faria cita os equipamentos da linha imagePRESS C700/800 e C60 que foram
lançadosnoúltimoano. “Tivemosgrandeaceitaçãonomercadomundial onde
asmáquinasse tornaram líderesnossegmentosdeatuação.NoBrasil jáapre-
sentamos excelentes resultados emmenos de um ano de comercialização,
TadeuFaria,analistadeprodutoe treinamentosêniordaCanon:
“A companhia enxerga com bons olhos omercado digital no
Brasil e ainda existemmuitas oportunidades nos diversos tipos de
trabalho. Como principais, podemos citar omercado de provas,
fine art e impressão laser de baixas emédias tiragens com
personalização.”