Revista Graphprint - Edição 186

GRAPHPRINT Jul/Ago 2018 9 Projetos Para evitar erros cometidos pelos novos empresários Especialista em turnaround destaca que o planejamento é um dos maiores pecados das gestões De acordo com o IBGE, mais da metade dos trabalhadores brasileiros são empregados através de pequenos negócios. O crescimento do desemprego e atual crise econômica instalada no pa- ís forçaram o investimento desses profissionais em novos negócios, algumas vezes muito arriscados por não haver experiência ou afinidade alguma com o setor. O especialista em turnaround, Flávio Ítavo, gestor formado em Administração pela FGV/FAAP, pós graduado em Marketing pela ESPM, destaca abaixo cinco erros mais comuns gerados pelos “novos empresários”. Decisões erradas, excesso de confiança e ações precipitadas podem arruinar um negócio que está apenas começando. Erro 1. O mais comum dos erros é acreditar que a empresa começará a operar e imediatamente gerará recursos para se manter e manter o investidor. “Faça um planejamento financeiro básico, onde as vendas crescem de acordo com o possível e não de acordo com o desejado. Entenda que todo negócio tem um tempo de maturação antes de passar a gerar resultados para manter a si mesmo e mais algum tempo antes de gerar o suficiente para manter o investidor”, fala Ítavo. Erro 2. Como um complemento ao primeiro erro acima, há uma tendência a achar que o “in- vestimento” a ser feito será apenas nas máquinas ou equipamentos e na preparação do ponto. “Muitos empresários se preocupam com os valores, mas se esquecem de itens fundamentais como os primeiros salários, o primeiro aluguel, o primeiro estoque. Dificilmente a empresa terá recebi- do o suficiente de suas vendas para pagar essas primeiras dívidas. A dica é calcular o quanto será necessário de capital de giro. Esta conta é fácil mas alguns se confundem. Chame um amigo fi- nanceiro e peça ajuda. Sem entender o capital de giro, o negócio no Brasil terá muitas dificuldades. Tenha re- serva para seu sustento pelo dobro do tempo em que você calculou que a empresa levará para te sustentar adequadamente”, explica Ítavo. Erro 3. Comece preparado pa- ra capacidade plena ou máxi- ma de vendas. Erro 4. Não planejar. Parece haver uma “alergia nacional” ao processo de planejamento. “Ninguém gosta de planejar, primeiro porque é mes- mo um exercício longo, nem sempre fácil e demanda muito trabalho. Por outro lado, há estatísticas que são muito motivadoras no sentido de incentivar quem faz algum tipo de planejamento. As chances de uma empresa com bom nível de planeja- mento sobreviver ao primeiro ano, chega a ser dez vezes maior que uma empresa de porte similar sem o pro- cedimento de planejar”, fala Ítavo. Erro 5. Boa parte dos brasileiros que abre novos negócios já foi ou ainda são funcionários de alguma empresa. “A transição entre a postura de um funcionário e um empreendedor não é simples. As posturas em muitos as- pectos podem ser similares, mas na maior parte das vezes é antagônica. O processo de transição pode ser um fator estressante que terá reper- cussões em sua maneira de gerir seu negócio. Há vários cursos que aju- dam ex-funcionários a se tornarem em empreendedores. São pequenos investimentos que oferecem capaci- tação e ajuda, sempre fundamentais para o negócio. Empreendedor e empresa só têm a evoluir”, completa.

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