Revista Graphprint - Edição 187

GRAPHPRINT Set/Out 2018 41 Mercado O resultado, informa o The Washington Post, é uma espécie de quebra em câmera lenta de muitos jornais que, há muito tempo, já vinham prejudicados pela queda na receita de anúncios e audiência. O problema é grave uma vez que, mesmo em um mundo cada vez mais digital, os anúncios impressos e as assinaturas na versão em papel representam 75% ou mais da receita de um diário de tamanho médio. Tarifas altas estrangulam operações dos jornais dos EUA As tarifas impostas desde março pelo governo de Donald Trump ao papel de imprensa produzido no Canadá elevou a taxas de dois dígitos os custos do principal insumo dos jornais dos Estados Unidos Estudo realizado em nome de uma coalizão de gráficas, editoras e fornecedoras de papel projeta que o preço do papel-jornal nos EUA aumentará mais de 30% em um ou dois anos, e que os jor- nais e gráficas enfrentarão um aumento de custos de aproximadamente US$ 500 milhões (R$ 1,9 bilhão) pelas cinco fábricas de papel-jornal que restam nos EUA. O estudo foi apresentado à Comissão de Co- mércio Internacional dos EUA, um órgão fede- ral independente que rege o setor e poderá der- rubar ou modificar a decisão do Departamento do Comércio em uma decisão judicial esperada para o próximo mês. As tarifas sobre o papel de imprensa fazem parte de várias medidas comerciais que Trump aplicou no esforço de seu governo para proteger os fabri- cantes norte-americanos, contendo o que chama de práticas comerciais injustas. As tarifas foram implementadas em janeiro, de- pois que o Departamento do Comércio se aliou à North Pacific Paper Co., uma fábrica de papel sediada no estado de Washington, em uma queixa alegando que os fabricantes canadenses vendiam papel-jornal por preços artificialmente baixos. Embora as tarifas pareçam se alinhar ao conhecido desprezo de Trump pela imprensa noticiosa, diz o The New York Times, a decisão do governo a favor da companhia que moveu a ação não foi in- comum na luta comercial do presidente. O governo incentivou empresas a mover processos quando têm queixas contra similares estrangeiras, e o processo de “imposto compensatório” sob o qual o caso da North Pacific Paper foi iniciado se destina a defender as empresas norte-americanas das concorrentes estrangeiras. Fonte: Redação Associação Nacional de Jornais (ANJ)

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