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GRAPHPRINT JUN 12
Tendências
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O crescimento do mercado de consumidores na rede provoca, consequentemente, o
interesse dos anunciantes. A maior prova disso é que a internet é o meio que vem
recebendo o maior aumento percentual do investimento publicitário nos últimos anos.
Na comparação do último trimestre de 2011 com o mesmo período de 2010, a ex-
pansão foi de 77%, segundo o Ibope, o que proporcionou à internet alcançar R$ 1,8
bilhão de faturamento nos três últimos meses de 2011, ou 7% do total do bolo. Um
ano antes, a participação da internet era de 4,7%.
Esse movimento reflete-se na quantidade de campanhas e de banners divulgados.
De acordo com o serviço de monitoramento da publicidade online AdRelevance, do
Ibope Nielsen Online, houve uma forte expansão no fim do ano. Em dezembro de 2011,
foram veiculadas 21.956 peças publicitárias na internet brasileira, 45% mais que em
dezembro do ano anterior.
O setor de comércio eletrônico foi responsável pelo aumento do número de campanhas,
anunciantes e banners na internet brasileira nos últimos meses de 2011, com destaque
para as lojas online de moda, calçados e artigos esportivos. Mais de 5,5 mil banners de
e-commerce foram divulgados em dezembro de 2011. A atividade publicitária online no
Brasil tende a se manter em alta nos próximos meses. Os últimos dados do AdRelevan-
ce já mostram que no primeiro trimestre de 2012 foram publicados 4,8 mil diferentes
banners, número 41% superior ao do primeiro trimestre de 2011.
O acesso por meio de plataformas móveis, como celulares,
smartphones e tablets, cresce ainda mais que a internet pelo
computador. De acordo com a pesquisa TG.Net, do Ibope Media,
o uso frequente ou eventual de smartphones, Black Berry,
iPhones, PDAs ou tablets para ter acesso à internet já chega a
30,3% dos que usaram a internet nos últimos 30 dias nas regiões
metropolitanas e do interior do Sul e do Sudeste.