Revista Graphprint - Edição 148 - page 55

ARTIGO
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ao País, pois contribuem para a formação de
novas gerações de leitores e para que a cul-
tura e o conhecimento cumpram crescente
missão como fatores de fomento socioeco-
nômico. A importância do contato com a lei-
turaantes dos 3anos eem todas as fases do
crescimento evidencia-se em estudos e pes-
quisas sobre linguagem e desenvolvimento.
Em especial nos primeiros três anos da vida,
a interação das crianças com os livros é fun-
damental para a construção de atitudes re-
flexivas, da subjetividade e da sensibilidade.
A Unesco enfatiza esses conceitos. Acres-
centa-seque,nessaprimeiraetapada vida, é
interessante exercitar o vocabulário e a sin-
taxe, que exercem um papel significativo no
desempenho escolar e como fatores deme-
lhoria das habilidades de leitura nas séries
subsequentesdaeducação infantil. “O incen-
tivoà leituranaprimeira infânciaconstitui-se
em uma estratégia necessária para a aquisi-
çãodecomportamentosde leitores, tantoem
crianças quanto em seus familiares”, obser-
va, commuita pertinência, o texto daUnesco
sobre o novo kit lançado emnosso país.
Tais reflexões são oportunas nestemomento
emque se realizoua23ª Bienal Internacional
do Livro de São Paulo, de 22 e 31 de agosto,
no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Um
dosmaiores eventosmundiais do gênero, foi
interessante oportunidade para as famílias
apresentarem todo um universo de livros às
suas crianças.
ONobel daLiteraturaem2006,oescritor turco
Orham Pamuk, disse que “certos livros dão a
chave para transformar omundo”. E o nosso
grande poetaMario Quintana emenda: “Os li-
vrosmudam as pessoas”. Emudamparame-
lhor,convertendocriançasem jovenseadultos
leitores, e estes em indivíduos mais prepara-
dosparaavida,paraoexercícioprofissional e
para a construção coletiva de uma sociedade
maisavançada, pluralistaeequilibrada.
A última edição da pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, há
pouco divulgada e cujo ano base é 2013,mostra que as editoras comercializaram no
mercado consumidor, principalmente por meio das livrarias, dentre outros canais de
venda, 279,66milhõesdeexemplaresnoanopassado. O volume representaaumento
de4,13%em relaçãoaos268,56milhões contabilizados em2012.Aospoucos, nossa
população vai lendomais. Esse éum indicador relevantepara se viabilizarem asme-
tas do desenvolvimento nacional.
Há, portanto, umavançoapontadopeloestudo, queé realizadoanualmentepelaFun-
dação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), para a Câmara Brasileira do Livro
(CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros o (Snell). No entanto, o índice
de leitura per capita poderia crescer demodomais rápido no País, incorporando-se
grandecontingentede leitoresemcadageração, seesse saudável eeducativohábito
fossemais estimulado demaneira adequada desde a infância.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
confirmaessa tese, também corroboradapor especialistas daáreadoensino, ao lan-
çar dois novos instrumentos para estimular a leitura nos anos iniciais da vida: um kit
de livrospara criançasdeaté3anos eum vídeopedagógico. Omaterial, inicialmente
destinado ao Programa Primeira Infância Completa, da SecretariaMunicipal de Edu-
cação do Rio de Janeiro, é um exemplo das possibilidades concretas de propiciar a
leitura às crianças.
Nesse sentido, as editoras brasileiras que publicam livros destinados aos leitores
infantis, desde os primeiros anos da vida, também prestam um serviço inestimável
Crianças com livros serãoadultos leitores
PorAntonioLuizRios*
AntonioLuizRios,economista,éodiretor-superintendentedaEditoraFTD
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