Revista Graphprint - Edição 148 - page 48

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Pode até ser considerado chavão, mas nunca é demais lembrar
que amudança domercado consumidor impõe que as empresas
reinventem a oferta de produtos e serviços. Atualmente, fidelizar
clientes é uma tarefa que envolve estratégias diferenciadas. Re-
cente pesquisa da consultoria TNS Research sobre perfis e ten-
dências de consumo revelouuma sériede fatores locais eglobais
que mudaram o hábito de compras no Brasil e em vários outros
países.
No Brasil, as principais transformações detectadas pela sonda-
gem foram aumento do poder de compra das classes populares,
melhoradonível educacional dapopulaçãocomoum todo,prolife-
ração do uso da internet emaior inserção dos jovens nomercado
consumidor. Em termos globais, as principais mudanças foram a
criseeconômicanospaíses ricos, oque levouospaísesemergen-
tesaganharemespaço,alémdoaumentodoconsumoconsciente,
daviolência,edosdesafiosparacombater aescassezde recursos
naturais e a incidência de desastres naturais.
O resultadoéque,diantedonovocenário,oconsumidorficoumais
recluso, crítico e seletivo. O fenômeno cocooning (encasulamen-
to), que significa buscar locais seguros oumídias sociais para se
A onipresença
é fundamental
Enquantoestudoscomprovama
forçadeconsumoda internet,as
empresaspensamemcanaisque
façamvalerademandapor impressão
FábioSabbag
relacionar com grupos de afinidade, levou os consumidores a de-
finirem interesses próprios de consumo. Com isso, as empresas
passarama lançar produtos customizados.Alémdequerer produ-
tos customizados, o consumidor também valoriza a transparência
das empresas e a atuação sustentável.
Conveniência na hora da compra significa que o consumidor bus-
ca praticidade e canaismais fáceis de compra. Já a fidelidade se
dápela identificaçãoe ligaçãoemocional daspessoasem relação
a determinadas marcas e produtos. Recente pesquisa divulgada
pelo Ibope ouviu 406 internautas brasileiros e revelou que 86%
desse público já foi às compras no comércio eletrônico e 31%
compram pelomenos uma vez por mês. Outro dado interessante
équepara93%dos entrevistados, o fatormais relevanteque leva
à compra pela internet é a comodidade. Além disso, asmulheres
estãomais ativas noe-commerce, representando49%dos e-con-
sumidores, emais dametadedos consumidores aindapertencem
às classesA eB.
O horário preferido dos consumidores para comprar na internet é
entre as nove emeio-dia e entre o final da tarde e às duas horas
da manhã. No sábado o pico da audiência é ao meio-dia e entre
1...,38,39,40,41,42,43,44,45,46,47 49,50,51,52,53,54,55,56,57,58,...60
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