Revista Graphprint - Edição 150 - page 36

PARCERIA
GRAPHPRINT DEZ 14
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A Log&Print, fundada em 1992 nomunicípio de Vinhedo (a 75km
da capital paulista), vivia ummomento decisivo às vésperas de
completar 20 anos. A empresa estava em amplo crescimento e
com boas perspectivas de mercado até 2015. A empresa conta
com cerca de 800 colaboradores e um parque gráfico de 23 mil
metrosquadradoscommáquinase impressorasoffset edigital da
mais alta tecnologia.
Para aproveitar as oportunidades que surgiam, a gráfica preci-
sava dar um passo além na estrutura de apoio aos executivos
que decidem os rumos do negócio. Para isso, a empresa sabia
exatamente onde estava o problema a ser enfrentado. “Os con-
troles eram feitos por planilhas ou escritas manuais. Os sis-
temas existentes não eram integrados, gerando informações
diferentes e uma lentidão no resultado final”, diz Reginaldo
Péricles Sodré, diretor de vendas.
Ao longodosanos,acompanhiamontousua infraestruturade tec-
nologiada informação (TI) com soluçõesdistintaseque represen-
tavam o melhor modelo para a época. Os processos internos de
várias áreas foram automatizados, trazendo benefícios imediatos
típicos da adoção de sistemas informatizados.
Maior poder dedecisão com
informações rápidas e concretas
A Log&PrintGráficae Logistica,
localizadaemVinhedo (SP),
unificasistemasparaatomada
dedecisõescomasoluçãoEFI
Metricsepreparanova fase
degestãocomprocessos
automatizados, controlede
custoseapoio integralàs
estratégiasdecrescimento
Mas, nos últimos períodos, a falta de informações unificadas em
seus sistemas de gestão dificultava a qualidade da tomada de
decisões futuras para a estratégia de ampliação e conquista de
novos clientes.
O departamento de TI havia desenvolvido soluções internas que
convertiam os dados, integravam parcialmente os sistemas e ge-
ravam relatórios indicadores para os executivos. “Outra solução
era a criação de pequenos robôs (softwares) que alimentavam as
informações criadasemumdeterminado sistema”, lembraSodré.
Aempresaainda tinhadificuldades a seremenfrentadas paraque
se transformasse e aproveitasse as boas perspectivas futuras. A
áreadeorçamentos realizavaos cálculos emum sistemaquenão
tinha integração com os demais departamentos. Não havia ras-
treabilidade e condições de fazer a conferência do que foi orçado
com o que era produzido.
Outro problema típico estava na área de Planejamento, Progra-
mação e Controle de Produção (PPCP). O controle dos trabalhos
criados era feito, manualmente, pela equipe de cada máquina e,
posteriormente, esses dados eram digitados em um sistema de-
senvolvido pela área deTI.
Commaisde20anosdeatividade,aLog&Print éatualmenteumadasmaioresemais
modernasgráficasdaAméricaLatina,atuandonossegmentoseditorial,corporativo,
promocional,dadosvariáveis,manual técnicoeembalagem
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