GRAPHPRINT DEZ 14
Adesivos
43
Colacrilcomemora30anosdehistória
A história da Colacril, uma em-
presa 100% nacional, começou
em 1984, com uma pequena
linha de produção de adesivos,
emRibeirãoPreto (SP) ecomum
projeto de se tornar uma grande
empresa
Apenas quatro anos após sua
fundação, o crescimento da em-
presa exigiu investimentos em
novas instalações, que culminaram com a mudança de suas operações para Barueri, ainda em São Paulo, em uma área de 4 mil
metros.
Em 1999, com 15 anos, deu mais um grande salto em sua trajetória, inaugurando uma unidade industrial em Campo Mourão, no
Paraná, numa área de 65milmetros, concretizando o sonho de ser uma empresa líder demercado.
Hoje, 30 anos após, a Colacril está posicionada entre as grandes indústrias de autoadesivos da América Latina, atendendo aos
principais segmentos domercado nacional e exportando paramuitos países daAmérica do Sul, obedecendo àsmais diferenciadas
exigências domercado de autoadesivos.
Atualmente, a Colacril AutoAdesivos Paraná faz parte da CCRR Participações, grupo que engloba asmarcas RR Etiquetas (etiquetas
autoadesivas), IdentifyBrasil (sistemas paraRFID) eCCRRBobinas (bobinas térmicas ECF/PDV).
Marcos Iorio,gerentedemarketingdaAveryDennisonBrasil:
“Paraaáreadebebidas, anovidadeéoportfóliodefilmesCleanFlake,
que foi pensadoespecialmenteparaotimizar ofluxode reciclagemdoPET,
materialmuitousadopela indústriadebebidas.Apartir da reciclagemda
garrafaPETépossível produzir rPET (PET reciclado) quepode ser usadona
produçãodenovas embalagens parabebidas oualimentos, reduzindoos
descartes ematerros sanitários.”
tanto o equipamento como o uso e as condições meteorológicas
daaplicação.Alémdisto,umgrupodeexecutivosdaAdecol visitou
a sede de alguns dos principais fabricantes de coleiros na Europa
eÁsia,visandoampliar as trocasde tecnologiaentreasempresas.
Hoje temos fortes parcerias com empresas fabricantes de equi-
pamentos para o mercado gráfico, como Priscel, Müller Martini,
Robatech, Tunkers, Nordson, Bobst, entre outros”, avisa o diretor
comercial daAdecol.
AColacril aposta em parceria com coleiros e com outros fornece-
dores dematérias-primas e insumos industriais. “Essas parcerias
são embasadas na busca constante de melhorias de processos
e produtos. De certa forma, as parcerias fortalecem as marcas,
e com essa ação temos oportunidades de desenvolver produtos
inovadores aomercado”, avalia Lúcia.
OsdesenvolvimentosdaAveryDennisonsãocustomizadosdeacor-
do com as tendências emergentes de mercado e com as neces-
sidades de segmentos específicos. “Namaioria das vezes apenas
uma empresa líder demercado, como aAvery Dennison, consegue
antever estas tendências e trabalhar em parceria com os fornece-
doresdeadesivoparaoferecer tecnologias inovadoras”, fala Iorio.