Revista Graphprint - Edição 152 - page 46

ARTIGO
GRAPHPRINT MARÇO15
46
Tempos atrás, seguindo tendência das grandes corporações e institui-
ções, adotei na minha empresa o uso de copos de vidro e xícaras de
porcelana, em substituição aos descartáveis. Na verdade estava bus-
candoeconomizar, damesma formaqueobancoquepediaaos clientes
para abriremmão do extrato de papel para ajudar na sustentabilidade
doplaneta. Nadade ecológicohavianaminhadecisão, assim comonão
há nas daqueles que buscam reduzir o consumo de papel, com campa-
nhas difamatórias e mentirosas, dando ao papel fama de grande vilão
da natureza.
Meu intuito era economizar, pois centenas de copos descartáveis iam
para o lixo diariamente. Já as xícaras e os copos de vidro eram lavados
e estavam prontos novamente para o uso. Ledo engano. Afinal, quando
fiz esta troca passamos a utilizar muitomais água para limpar a louça,
contribuindo sobremaneira para a atual crise hídrica, além de não eco-
nomizar, afinal a água custa caro. Não só eu,mas todas as instituições
das quais copiei omodelo.
Voltei ao uso dos copos descartáveis (e de papel), reconhecendo meu
grave engano. Imagino que o mesmo deve estar ocorrendo nas em-
presas, nos lares, nas repartições públicas, nos bancos e em todos os
estabelecimentos que trilharam o mesmo caminho. É até engraçada a
situação do “bom filho a casa torna”, que deixa namaior saia justa os
defensores dos objetos de vidro, principalmente os“ecochatos”.
Hoje, existe campanha mundial para a valorização do papel (Two Si-
des),daqual façoparte,queobjetivamostrar asverdadessobreopapel,
sem mentiras ou calúnias. O papel é sustentável em todas as fases,
reciclável, vem de fonte renovável e gera riquezas imensuráveis, espe-
cialmente para o nosso país. Além disso, foi fundamental na história da
humanidade e continuará sendo essencial, como hoje.
Quem adotar pratos, copos e demais recipientes de papel contribuirá
decisivamente para solucionar a crise hídrica que assola nosso Brasil,
fazendo bem aindamaior aomeio ambiente e a toda população.
Opapel e a crisehídrica
PorVicenteAmatoSobrinho*
*PresidenteexecutivodaAndipaepresidentedoSinapel
1...,36,37,38,39,40,41,42,43,44,45 47,48,49,50,51,52
Powered by FlippingBook