Revista Graphprint - Edição 152 - page 50

ARTIGO
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É interessante para os analistas demídia das agências de publicidade e a área da comuni-
cação emgeral avaliar os resultados de pesquisa doDataFolha: noBrasil, 59%dos leitores
de livros e 56% dos leitores de revistas optam pelas edições convencionais. No caso de
jornais, 48% preferem acessá-los em computadores, tablets e celulares e 46% continuam
fiéis às formas tradicionais.
Contudo,háumdadoconclusivoeemblemático:80%dosentrevistadosafirmamque ler em
papel émais agradável do que em uma tela. O instituto ouviu 2.074 pessoas acima de 16
anos, em 135municípios, de distintas regiões brasileiras. A amostra garante nível de con-
fiabilidade de 95%, commargemde erro de dois pontos percentuais paramais oumenos.
Apesquisa foi realizadaparaaTwoSides, campanhamundial que chegouaonossopaís em
2014paradifundir asustentabilidadeeconômica, social eambiental dacadeiaprodutivado
papel e da indústria gráfica. Omovimento, surgido na Inglaterra e já presente nos Estados
Unidos,Canadá,ÁfricadoSul eAustrália, contanoBrasil com42entidades signatárias, que
congregamcercade80mil empresas,geradorasde615mil empregosdiretose faturamen-
to anual deUS$40bilhões.
A realização da pesquisa do Datafolha sobre o que o brasileiro pensa da sustentabilidade
do papel e da comunicação impressa é um passo inédito e importante da campanha no
Brasil. Fizemos grande esforço para trazer ao nosso país esse bem-sucedido movimen-
to internacional de conscientização da sociedade e dos formadores de opinião. Participei
recentemente de encontro internacional de TwoSides, com a certeza de que omovimento
ganhamuita força, nos cinco continentes emque ocorre. Temos colhidomuitos resultados.
As ações da TwoSides visam não só ao esclarecimento das virtudes e importância da co-
municação impressa, mas também ao desenvolvimento da educação e da informação e à
preservaçãodomeioambiente. Intensificaremos as açõesno sentidodemostrar aosbrasi-
leiros que cem por cento do papel produzido em nosso país para atividades de impressão
provêmdeflorestas plantadas.
É decisivo disseminar de modo amplo a informação de que no Brasil não se derruba um
arbustonativosequer paraquenossascrianças tenham livrosecadernosepossamos, sem
dramas de consciência, ler jornais e revistas e acondicionar remédios e alimentos em em-
balagens de papel cartão. Ou seja, se depender da indústria gráfica e da cadeia produtiva
do papel, a flora amazônica e de todo o país será perene. E,mais do que isso: as florestas
cultivadas para a produção de papel contribuem para que o país cumpra seu vaticínio de
pulmão domundo, pois sequestramgrande quantidade de carbono na atmosfera!
Temos obtido crescente êxito nesse processo de esclarecimento. Exemplos positivos são
os resultados de nosso diálogo e interação com grandes empresas que fazem campanhas
com informações equivocadas sobre a sustentabilidade dos impressos. Temos revertido
paulatinamente essa prática.
Com o esforço de muitos, estamos incluindo o Brasil nessa campanha de valorização da
comunicação impressa presente em quatro continentes. Trata-se de uma iniciativa bem-
Pesquisa subsidia conscientização
sobre sustentabilidadedo impresso
Por FabioArrudaMortara*
*FabioArrudaMortaraépresidente
doSindicatodas IndústriasGráficas
noEstadodeSãoPaulo (Sindigraf-
SP),coordenadordoComitêdaCadeia
ProdutivadoPapel,GráficaeEmbalagem
(Copagrem) daFiesp,vice-presidente
daConfederaçãoLatino-americanada
IndústriaGráficaecountrymanagerda
TwoSidesBrasil
-sucedida na divulgação de informa-
ções comprovadas de que o impresso
é protagonista de ganhos econômicos,
ambientaisesociaisequeagregamuito
valor à civilização.
A meta é difundir essa mensagem de
modo amplo, atingindo toda a socieda-
de. Queremos sensibilizar os formado-
res de opinião, setor público, clientes e
fornecedores da indústria gráfica e do
papel, área do ensino e os consumido-
res de informação e conteúdo. Agora,
conhecendo melhor o que a sociedade
pensa, a partir da inédita pesquisa do
DataFolha teremos novos e importantes
referenciais de estratégias e ações.
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