Revista Graphprint - Edição 158 - page 40

EMBALAGEM
GRAPHPRINT SETEMBRO 15
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No dia 6 de agosto, com a organização e realização deAPS Feiras
eANconsulting, o evento “Embalagens Impressas: Presente e Fu-
turo no Brasil” reuniumais de 150 empresários do segmento que
puderam conferir os números da pesquisa Primir sobre omercado
deembalagemeváriospainéiscomespecialistas transmitindosuas
visões sobre o setor. Umadas atividades promovidapelaNPES vol-
tadaaosmercadosestrangeiroséo InternationalDay,marcadopara
o dia 15 de setembro na Graph Expo (Chicago, EUA) e que contará
comapresençadeAlexandreKeese representandoaAfeigraf.
Terni apresentou os principais dados da pesquisa “NPES/Primir:
Embalagens emMercados Emergentes”. A tendência domercado
mundial de embalagens é avançar de 2007 a 2017 sua participa-
çãodentrodomercadode impressãode36%para43%.AAmérica
do Sul deve passar, no mesmo período, de 3,5% para 4,3% em
participação nomercado global de impressão.
A pesquisa teve entre seus objetivos principais entender melhor
os mercados emergentes (Brasil, Índia, China eMéxico), verificar
qual o fluxo de negócios externos dos países, além de identificar
tendências e oportunidades. Foram entrevistadas 240 empresas
gráficas convertedoras (60delas doBrasil) e 82marcas.
A previsão de crescimento do Brasil no mercado de embalagem
entre 2013 e 2017 é de 5,73%, número impulsionado principal-
mentepeloaumentodaclassemédia, oque trazumamudançano
comportamentodeconsumo. Por outro lado,problemascomo falta
de transparênciae inflaçãopodem impedir ummaior crescimento.
Oconsumodeembalagemper capitanoBrasil em2013 foi deUS$
30,77. Em fluxo comercial, foi possível registrar que a China é o
O futuronoBrasil
APREVISÃODECRESCIMENTODOBRASILNOMERCADODEEMBALAGEMENTRE2013E 2017É
DE 5,73%,NÚMERO IMPULSIONADOPRINCIPALMENTEPELOAUMENTODACLASSEMÉDIA, OQUE
TRAZUMAMUDANÇANOCOMPORTAMENTODECONSUMO
maior parceiro comercial do Brasil. O país já é também o quarto
maiormercado doMéxico.
Outro ponto relevante notado nos resultados da pesquisa Primir foi
aordemdos fatoresdeterminantesnaproduçãodeembalagenspor
partedosdonosdemarca.NoBrasil,ocustodosbensficouà frente
de qualidade e foi o itemmais citado; logo após, vieram prazos de
entrega, qualificaçãoMDO, sustentabilidadeecertificações.
Entre os diversos desafios do mercado de embalagens nos país
emergentes, estão a diminuição da tiragemmédia, a busca por
mão de obra qualificada, os prazos a cada dia menores para a
conclusão dos trabalhos, a impressão com consistência de cores
e repetibilidade, atender as normas internacionais de qualidade e
aflutuação dos preços.
NoBrasil,épossível ver em rótuloseetiquetasmercadosemcres-
cimento, como alimentos, bebidas, higiene e farmacêutico, com
10%daprodução sendo exportada, principalmenteparaVenezue-
la, Argentina, Chile, Equador e Uruguai. Em embalagens flexíveis,
há aumento em pouche alimentos, pet food e bebidas, com 12%
da produção exportada, em especial para Venezuela, Argentina e
Chile. Já em cartão, há crescimento em cosméticos, alimentos de
luxoe farmacêutico, com taxade2%daproduçãoexportada tam-
bémparaVenezuela,Argentina eChile como países principais.
PAINELMERCADODEEMBALAGENSDECARTÃO
O primeiro painel abordou o mercado de embalagens de cartão e
foi composto por SidneyAnversaVictor, daCongraf epresidenteda
Abigraf-SP, eFlávioMarquesFerreira, daEmbalagensSanta Inês.
1...,30,31,32,33,34,35,36,37,38,39 41,42,43,44,45,46,47,48,49,50,...60
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