Revista Graphprint - Edição 164 - page 28

GRÁFICAEMDESTAQUE
GRAPHPRINT ABRIL 16
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Na contramão do atual e conturbado cenário, commetas especí-
ficas em cada processo de trabalho emonitoramento diário para
que o foconão sepercanodia adia, aCongraf registrou em2015
um aumento de 15%de receita em relação ao ano anterior.
A fabricantedeembalagensatribui seucrescimentogradativodos
últimos anos à implantação de uma gestão moderna e bem rígi-
da, que visa evoluções contínuas em todos os departamentos da
empresa. Outro fator considerável noúltimo ano foi a iniciativade
envolver os gestores dos processos de produção e administração
nos assuntos político-econômicos de 2015. “Conseguimos reunir
oscolaboradoresparadiscutir asdificuldadesqueatingemomer-
cado e prejudicam as negociações com os nossos clientes. Foi
positivoporque todosseempenharamemefetivar asmelhoriasde
processo e ficaram aindamais atentos às metas estabelecidas”,
explicaSidneyAnversaVictor Júnior, diretor industrial.
Congraf cresce 15%
e avançaparaos
desafios de 2016
GESTÃOSÓLIDAE INICIATIVAS INTERNAS
GARANTEMOCRESCIMENTODA FABRICANTE
DEEMBALAGENS
Embora a Congraf tenha alcançado esse importante resultado, a
empresa também foi impactada pelo momento de instabilidade
vividonopaís. “Umpontoque sentimosmuitonoúltimo semestre
foi o aumento imediato e exagerado dos insumos e serviços que
osnossos fornecedoresnos repassaram,emvirtudedaaltadodó-
lar eoaumentodaenergia. Ficou inviável repassar esse custoem
tão pouco tempo para os nossos clientes em um período de baixa
demanda. Decidimos assumir o custo com ciênciadequeanossa
rentabilidade seriamenor que em 2014”, ressalta.
Apesar dos aprendizados do ano passado, os desafios para 2016
também sãograndes.Amaior dificuldadequeaCongraf enfrenta-
rá neste ano será ajustar os preços de venda. Com omercado em
baixa e a oferta de indústrias gráficas em alta, os preços despen-
cam, e dessa forma, conquistar uma boa rentabilidade se torna o
foco para umdesenvolvimento sustentável.
Entretanto, a empresa se mantém otimista. “Sabemos que será
mais um ano demuito trabalho emudança de estratégia. Mas te-
mos confiança na gestão sólida que instalamos, nas soluções de
desenvolvimento emelhorias de embalagens que desenvolvemos,
queéumapoio fundamental paraocliente,enoatendimentoperso-
nalizadoqueoferecemos. Essa junçãonos fortaleceenos estimula
paramaisumanodeavançossignificativos”,consideraoexecutivo.
PAPORÁPIDOCOMSIDNEYANVERSAVICTORJÚNIOR,DIRETOR INDUSTRIALDACONGRAF
GRAPHPRINT: A empresa atribui seu crescimento gradativo
dos últimos anos à implantação de uma gestão moderna e
bem rígida. Na prática, como funciona essa gestão? Houve
investimento em softwares, por exemplo?
É fundamental para qualquer empresa ter uma gestão implemen-
tada. Na Congraf, temos gestão definida em todos os setores. ad-
ministrativo, produtivo, RH, qualidade emeio ambiente. Definimos
reuniões periódicas para acompanhar o que foi realizado com as
metas estipuladas e onde se identifica um ponto negativo, que
não atendeu o combinado, fazemos um trabalho de recuperação
demeta. Como temosum softwaredegestão integradaem todaa
empresa,ficamais fácil conseguiras informaçõesnecessárias.Os
colaboradores precisam estar treinados e cientes da filosofia es-
tabelecida para atender ametas estabelecidas. OBrasil tem uma
economiamuito instável e asmetas são sempre ajustadas.
GRAPHPRINT: Até quando a empresa vai conseguir manter o
custo apresentado ao cliente? A estratégia de manutenção
de preços vai sermantida em 2016?Há risco de decréscimo
no faturamento?
A regra demercado sempre prevalece, a lei da oferta e da procu-
ra. Eu acredito que repassar um aumento de preço neste ano de
2016 será complicado. O mercado não está comprador. A oferta
de equipamentos para produzir embalagens está superior ao que
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