Revista Graphprint - Edição 147 - page 3

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GRAPHPRINT SET 14
EDITORIAL
Dogrande aodiferenciado
A partir de agora, você terá a oportunidade de viajar pelos mundos da impressão
de grandes formatos, de conhecer os desenvolvimentos do setor de plotters e, de
quebra,vivenciar asaçõesdos fabricantesembuscadasoportunidadesem relação
aos formatos diferenciados.
Fechamos mais uma edição com a publicação de várias matérias que mostram
como o setor vem encarando seus desafios. Assim, a internet é um exemplo que,
acredito, pode ser visto como desafiador. Quem sabe a demanda por impressão,
daqui em diante, passará pelaweb. Pesquisa do IbopeMedia aponta que a busca
pela informação (77%) e o entretenimento (67%) estão entre as principais razões
do crescimento dos jovens na internet. Em um cenário em que o jovem é a perso-
nificação das mudanças observadas no consumo de mídia atualmente, o estudo
“Jovem Digital Brasileiro” detectou que a presença dos mais novos na internet
cresceu 50% de 2003 para 2013, saltando de 35% para 85%. A pesquisa apontou
ainda que 61% dos jovens concordam que estão habituados a usar mais de um
meio de comunicação ao mesmo tempo, ou seja, podem consumir dois ou mais
meios simultaneamente, nasmais variadas combinações.
Sinal de alerta para o segmento de embalagens. Estudo divulgado pela Abre há
16 anos e coordenado pelo economista Salomão Quadros, coordenador de Análi-
ses Econômicas do Ibre/FGV (Fundação Getúlio Vargas), revelou que as perspecti-
vas para o valor da produção do setor para 2014 são da ordem de R$ 56 bilhões,
comparados aos R$ 51,8 bilhões gerados pela indústria em 2013. O índice de de-
sempenho da produção física de embalagem no primeiro semestre de 2014 variou
negativamente em0,73% em relação aomesmo período de 2013. Essa queda está
mais concentrada no segundo trimestre, quando a produção recuou em dois dos
trêsmeses.
Passaa ser fundamental entãoaliviar pontosondeos calosestão sendoapertados.
E a exportação pode ser uma desatadora de laços. Por isso, o programa Graphia
foi criado há 11 anos pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil). O Projeto Comprador é uma das iniciativas que melhor traduzem a
missãodoGraphia. Nopaísquedetémo sétimomaior PIBeo sétimomaiormerca-
doconsumidor doplaneta,a indústriagráfica registrouproduçãoequivalenteaUS$
20,7 bilhões em 2013 e exportou, no período, US$ 279,1 milhões (FOB). Atuando
na área, háquase21mil empresas, geradoras de219mil empregos diretos. Desse
universo, mais de 90% dos estabelecimentos são de pequeno e micro porte (ou
seja, de 0 a 49 empregados). Mas o investimento em tecnologia e renovação do
parque gráfico tem se mantido historicamente alto e absorveu US$ 1,17 bilhão
no último ano, frente à média anual de US$ 1,3
bilhão nos últimos seis anos.
Oentrevistadodestaedição, JanioCoelho, geren-
te-geral da Ferrostaal, discorre sobre as vanta-
gensdo LEDUVnaprodução. Coelhodestacaque
o fornecedor não pode ficar insistindo apenas
emmáquinasnovasqueaumentamaprodutivida-
de,masque,emalgumassituações,nãoagregam
valor ao cliente. “Será que o volume de trabalho
é tão grande atualmente que justifica a compra
de umamáquina igual?Omercado está pagando
por isso? Certamente, não. Por isso o LED UV, na
prática, fornece facilidade de operação e ganhos
comprovados de produtividade”, argumenta.
Eassim, assado, cozidoe frito vamos conduzindo
nossa cozinha da indústria gráfica. Afinal, com
exceções àqueles que ficam à espreita para ten-
tar a detonação, o fogo da impressão teima em
ardermorro acima. E pode ter a certeza que nin-
guém conseguirá desarrumar a nossa cozinha.
SaudaçõesGRAPHPRINTESES!
FábioSabbag
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