Revista Graphprint - Edição 147 - page 8

GRAPHPRINT SET 14
ENTREVISTA
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JanioCoelho
FábioSabbag
Umparceirodográfico
Não é de hoje que a Ferrostaal, em conjunto com a sua representada Ryobi MHI, vem disseminando os diversos benefícios
que o LED UV proporciona. Entre eles, uma produção sensivelmente melhorada onde erros, até então comuns, se tornam
evitáveis. Com isso, a empresa tem a função de provar que problemas com impressos riscados, acertos demorados, tempo
para esperar a pilha secar e problemas no próprio setor de acabamento deixarão de existir com a LEDUV.
Oentrevistadoda vez, JanioCoelho, gerente-geral daFerrostaal, acreditaque comessa tecnologiaa padronizaçãodequali-
dadeeaberturadenovosmercadossãoargumentos importantes. Oatual cenárioda indústriagráficaexigeque fornecedores
e gráficos convivam com inovações embusca de novos patamares.
Justamenteessas exigências fazemCoelho voltar no tempoparaexplicar aorigemdaparceriaentreRyobiMHI ePanasonic:
“ARyobi eaPanasonicdesenvolveramo sistema cura LED.APanasonicéumaempresaquedominao sistemade LEDmun-
dialmente. Em2007, aRyobi anunciouodesenvolvimentoda curaUV; em2008 lançou-onaDrupaeem2009, emnovembro,
consolidou a primeira instalação. De 2009 até agora, nunca foi trocado nenhum segmento de lâmpada LED UV. Estimamos
que o tempo de troca seja de seis anos. O sistema é 100%maduro e dois fabricantes de impressoras dominam essa tec-
nologia: Ryobi eMitsubishi, hoje Ryobi MHI (Mitsubishi Heavy Industries). Os demais estão começando a falar disso agora.
Tentaram criar um terrorismo referente ao LED, pois há empresa que tem comomodelo de negócio a venda de lâmpadas de
mercúrio, sistemas emanutenções que são caríssimos. Hoje, o LEDUV é um grande parceiro do gráfico. ARyobi está total-
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