Revista Graphprint - Edição 147 - page 13

acontece
nomercado
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Nãohaverá impulso
significativonos
resultadosdevidoàs
eleições
Diferentemente do que imagina o senso comum, o
efeitodaseleiçõessobreos resultadosdosetor gráfi-
co tendeaser poucoexpressivo, como revelouo Índi-
cedeConfiançada IndústriaGráficadivulgadoem ju-
nho. De abrangência nacional, o indicador constatou
que o empresário gráfico tem expectativas neutras
em relação ao poder das eleições de aquecer esse
mercado. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
foram asmais otimistas, pontuando 57,9, enquanto a
média nacional ficou em 50,2, deprimida pelo pessi-
mismo das regiões Sul e Sudeste, com 46,5 e 49,6,
respectivamente.
Vale lembrar que o impacto das eleições é pontu-
al. “Apenas as indústrias que atuam no segmento
promocional, responsáveis por cerca de 9% do PIB
gráfico, são diretamente favorecidas”, diz Levi Ce-
regato, presidente nacional da Associação Brasileira
da Indústria Gráfica (Abigraf). Ou seja, as empresas
quegeram91%doPIBgráficonão sãopositivamente
impactadas pela impressão de panfletos, santinhos,
banners etc.
O setor, que é formado por mais 20,5 mil empresas,
faturou R$ 44 bilhões em 2013, contribuindo com
2,2% do PIB da indústria de transformação e com
0,4%doPIBnacional.
Xeroxconsolidavendadaprimeira
Versant2100
Após lançamento nacional na ExpoPrint Latin America, a Xerox Brasil fecha
o primeiro contrato de venda da impressora Versant 2100. AMultijob, gráfica
rápida com 20 anos de atuação no Rio de Janeiro e emSão Paulo, será a pri-
meira a utilizar o equipamento no hemisfério sul.
“O nível de automação dessa máquina é tão grande que quando colocamos
na ponta do lápis o tempo de produção recuperado commenor nível de inter-
venções físicas podemos dizer que os 100ppm da Versant 2100 valemmais
do que os 100ppm de qualquer outro equipamento existente no mercado. É
uma verdadeira fábrica de impressão. Traz uma redução de custos indiretos
considerável, além de estar posicionada em uma faixa na qual o toner émais
barato, o que aumenta muito a rentabilidade e facilita a gestão”, fala Hugo
Cordier, proprietário daMultijob.
IPeseusresultados
A InternationalPaperanunciouos resultados líquidosdosegundo trimestrede2014,
atribuíveisaosacionistasordinários, que totalizaramUS$161milhões (US$0,37por
ação) comparadocomasperdas líquidasdeUS$95milhões (US$0,21por ação) no
primeiro trimestre de 2014 - incluindo um pagamento antes de impostos de US$
495milhões,associadocomo fechamentoda fábricadeCourtland - e lucro líquido
deUS$259milhões (US$0,57por ação) nosegundo trimestrede2013. Para todos
osperíodos,osmontantes incluem itensespeciais,despesasnãooperacionaiscom
planosdepensãoeoperaçõesdescontinuadas.
O lucrooperacional foideUS$409milhões (US$0,95poração)nosegundo trimestre
de2014,comparadocomUS$265milhões (US$0,61poração)noprimeiro trimestre
de2014eUS$288milhões (US$0,64poração)nosegundo trimestrede2013.
As vendas líquidas trimestrais foram de US$7,2 bilhões em comparação comUS$
7bilhões noprimeiro trimestrede2014 eUS$7,3bilhões no segundo trimestrede
2013. O lucrooperacional dos negócios (antes dos itens especiais) no segundo tri-
mestre de 2014 foi de US$697milhões, em comparação comUS$577milhões no
primeiro trimestrede2014.
Volumedevendas37%maior
AAntilhas, nos seis primeirosmeses deste ano, registrou um volume de vendas 37%maior do que o primeiro semestre do ano passado,
com ampliação de sua carteira de clientes.
“A embalagem é um item cada vezmais importante na construção de imagem emarca das empresas”, afirmaMileneRincon, coordena-
dora de vendas daAntilhas.
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